Voltar

Sociedade

Dia Mundial do Braille: conheça a história de Ana Lázaro que é invisual desde os 19 anos de idade

Sociedade

Dia Mundial do Braille: conheça a história de Ana Lázaro que é invisual desde os 19 anos de idade

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Braille. Nesta data, a Voz da Planície revela-lhe a história de Ana Lázaro, invisual desde os 19 anos de idade. Conta como é o seu dia de trabalho e que costuma tirar notas e ler em braille. Ana Lázaro é a voz do Serviço de Emprego de Beja há 29 anos, como telefonista.

Há 29 anos que todos os que precisam de contactar o Serviço de Emprego de Beja, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, conhecem a voz de Ana Lázaro. É a telefonista desta entidade e por isso mesmo, a que atende e encaminha as diversas chamadas que chegam a este serviço.

A Voz da Planície foi visitá-la ao local de trabalho, onde muitos estão em casa a cumprir teletrabalho, e contou-nos que tira as suas notas em braille. Nos momentos em que as chamadas não soam lê, também, a sua história, a de um casal que se perdeu, em braille.

Foi aos 19 anos de idade devido a um tumor cerebral que ficou invisual. Diz que sente saudades de ver, mas que a sua vida não é muito diferente das pessoas que não convivem, diariamente, com esta situação. Ana Lázaro tem na sua bengala e na sua orientação os guias que a conduzem todos os dias ao local de trabalho. Estudou o percurso e repete-o, sempre que precisa. Não esconde que quando se depara com um obstáculo isso lhe dificulta a vida.

O Dia Mundial do Braille foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2018 e tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância do braille como meio de comunicação, na plena realização dos direitos humanos das pessoas com deficiência visual.

O Braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos usando seis pontos para representar cada letra e número, e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos.

Braille, nomeado após o seu inventor Louis Braille, em França no século XIX, é usado para disponibilizar informação acessível a pessoas que utilizam este meio de leitura e escrita, em igualdade de oportunidades com aqueles que acedem à mesma informação por via de uma fonte visual.

 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.