Voltar

Saúde

Dia Mundial do Sono. “Tratar do sono e da sua higiene deve ser uma prioridade”.

Saúde

Dia Mundial do Sono. “Tratar do sono e da sua higiene deve ser uma prioridade”.

Aplicar e implementar rotinas para tratar do sono e da sua higiene deve ser uma prioridade no dia-a-dia, assegura o médico psiquiatra Vasco Nogueira. Alerta para o facto, das alterações no sono serem indutoras de doença mental e não só. Se tiver problemas para resolver a este nível deve procurar ajuda, aconselha, ainda, o comentador da Voz da Planície para as questões da saúde.

A World Sleep Society assinala o Dia Mundial do Sono na sexta-feira anterior ao equinócio da primavera, sendo em 2022, a 18 de março, com o objetivo de alertar a sociedade para os benefícios do sono e malefícios da sua ausência.

Aumentar a consciencialização para as perturbações do sono e seu respetivo impacto também são objetivos com o assinalar desta data.

A Sociedade Portuguesa do Sono refere que a maioria tem maus hábitos de higiene de sono e não lhe atribui a devida importância. Acrescenta que uma grande parte dos distúrbios do sono são evitáveis ou tratáveis, contudo menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.

O médico psiquiatra Vasco Nogueira, comentador da Voz da Planície para as questões da saúde, analisa esta matéria. O profissional alerta para as consequências que as alterações do sono têm na nossa vida e que são indutoras de doença mental.

Vasco Nogueira identifica, também, outras patologias que a privação, ou alterações do sono, provocam entre elas as relacionadas com a reprodução de células malignas, chamando a atenção para as questões da imunidade.

A prática de alguns hábitos pode ajudar a promover uma boa noite de sono.

Entre os mais importantes destacam-se a criação de rotinas, com horários para acordar e para deitar, procurar exposição solar, realizar atividade física regular, reduzir o consumo de bebidas cafeinadas ou açucaradas, evitar refeições pesadas ao jantar, evitar a exposição à luz de ecrãs antes de dormir e não fumar ou beber bebidas alcoólicas nas últimas quatro horas antes de ir para a cama. São alguns dos conselhos que o médico psiquiatra deixa.

O sono é um estado de repouso indispensável para a recuperação física e mental, com impacto na saúde, bem-estar, equilíbrio emocional e qualidade de vida.

Os problemas do sono ameaçam a saúde e a qualidade de vida de 45 por cento da população mundial e os portugueses não são exceção.  

Se tiver alterações no sono ou privação do mesmo procure ajuda, aconselha Vasco Nogueira.

 

Foto sobre Dia Mundial do Sono é do portal do SNS

 

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.