Voltar

Educação

Criada Direção-Geral de Estudos para definir estratégias para a educação

Educação

Criada Direção-Geral de Estudos para definir estratégias para a educação

Foto: Freepik

A nova Direção-Geral de Estudos, Planeamento e Avaliação vai apoiar o executivo na definição das prioridades estratégicas e políticas públicas de educação e ciência e fica responsável pela coordenação orçamental naquele ministério.

O decreto-lei que cria a Direção-Geral de Estudos, Planeamento e Avaliação (DGEPA) foi publicado em Diário da República e define a missão e competências do novo organismo, no âmbito da reforma do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

De acordo com o diploma, a DGEPA, que vai assumir, sobretudo, as funções da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, funcionará como um “serviço especializado e transversal às suas áreas de atuação” para apoiar a definição das prioridades estratégicas e políticas públicas.

Entre as competências previstas, deverá promover a realização de estudos, incluindo prospetivos, e “prestar apoio técnico, ao longo de todo o ciclo da política pública, à formulação de programas”.

A nova direção-geral vai ainda acompanhar e avaliar a implementação das políticas públicas nas áreas da educação, ciência e inovação, assumindo também a pasta da cooperação e relações internacionais.

Nesse âmbito, passará a assegurar a representação do MECI nas instâncias europeias e nos organismos intergovernamentais de natureza técnica, em coordenação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

É precisamente em matéria de relações internacionais que a DGEPA vai assumir, igualmente, algumas das competências até agora da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, das direções-gerais do Ensino Superior e da Educação, bem como da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Por outro lado, a missão da DGEPA prevê também o “acompanhamento da elaboração, execução e monitorização dos programas orçamentais do MECI” e a promoção do “alinhamento entre os instrumentos de gestão financeira e não financeira, em articulação com os serviços e organismos responsáveis pela execução orçamental”.

As funções, em matéria orçamental, incluem a avaliação de desempenho dos serviços, o acompanhamento da elaboração, execução e monitorização dos orçamentos de atividade e de projeto do MECI, e o apoio técnico e financeiro à definição de políticas, prioridades e objetivos.

A DGEPA substitui, neste caso, o Instituto de Gestão Financeira da Educação, outra das várias entidades extintas na sequência da reforma do MECI.

A nova direção-geral será dirigida por um diretor, coadjuvado por dois subdiretores, segundo o decreto-lei, que entra em vigor em 01 de outubro.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.