Voltar

Saúde

Doenças cardiovasculares matam um em cada três portugueses por ano

Saúde

Doenças cardiovasculares matam um em cada três portugueses por ano

Atualmente, as doenças cardiovasculares (DCV) continuam a ser a principal causa de morte a nível global. Em Portugal o cenário é idêntico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2019, antes da pandemia, estas doenças mataram mais de 17 milhões de pessoas em todo o mundo, 32 por cento das mortes totais. Nesse mesmo ano, as doenças cardiovasculares representaram, ainda, cerca de 35 por cento dos óbitos anuais nas mulheres.

"Em Portugal, o cenário é idêntico". De acordo com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), uma em cada três mulheres morre devido a doenças cardiovasculares. Contudo, conforme dados partilhados pela World Heart Federation, 80 por cento destas mortes podem ser prevenidas através da adoção de um estilo de vida saudável, ou através de um diagnóstico e de um tratamento atempados.

Os fatores de risco identificados no estudo são diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, excesso de peso e obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.