Voltar

Sociedade

“É possível fazer mais com o programa Bairros Saudáveis”

Sociedade

“É possível fazer mais com o programa Bairros Saudáveis”

No Alentejo há 27 projetos que estão em execução, abrangendo 13 concelhos, Évora, Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo, Alvito, Beja, Barrancos, Cuba, Mértola, Moura e Odemira, Campo Maior, Portalegre e Sines.

“O Programa Bairros Saudáveis, criado em 2020, é um programa público, de natureza participativa, multissetorial, que visa a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis”, foi dito no Fórum Regional, realizado em Évora, sobre esta matéria.

O Programa apoia, até um máximo de 50.000 euros, 242 projetos a nível nacional, apresentados por parcerias locais de base comunitária intervenientes nesses territórios. A dotação do Programa, de 10 milhões de euros, é totalmente afeta aos projetos e é assegurada pelo PRR, pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério da Saúde.

A execução dos projetos iniciou-se em outubro de 2021, envolvendo mais de 1500 entidades, em todas as regiões do continente, com 28% dos projetos em curso a serem desenvolvidos no interior. Até dezembro de 2021, em pouco mais de dois meses, iniciaram-se e desenvolveram-se mais de 850 atividades.   

Todos os projetos são desenvolvidos por uma parceria, que tem de ter pelo menos duas entidades. Entre as entidades promotoras, regista-se uma forte presença de associações dos mais diversos tipos, desde associações de moradores a associações desportivas, ambientais e culturais, e também de cooperativas.

A maior parte dos projetos integra vários dos eixos do Programa, desde os eixos da saúde e social aos eixos económico, ambiental e urbanístico, procurando atingir objetivos que são transversais, como transversais são os problemas destes territórios e comunidades.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.