Voltar

Sociedade

“É possível fazer mais com o programa Bairros Saudáveis”

Sociedade

“É possível fazer mais com o programa Bairros Saudáveis”

No Alentejo há 27 projetos que estão em execução, abrangendo 13 concelhos, Évora, Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo, Alvito, Beja, Barrancos, Cuba, Mértola, Moura e Odemira, Campo Maior, Portalegre e Sines.

“O Programa Bairros Saudáveis, criado em 2020, é um programa público, de natureza participativa, multissetorial, que visa a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis”, foi dito no Fórum Regional, realizado em Évora, sobre esta matéria.

O Programa apoia, até um máximo de 50.000 euros, 242 projetos a nível nacional, apresentados por parcerias locais de base comunitária intervenientes nesses territórios. A dotação do Programa, de 10 milhões de euros, é totalmente afeta aos projetos e é assegurada pelo PRR, pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério da Saúde.

A execução dos projetos iniciou-se em outubro de 2021, envolvendo mais de 1500 entidades, em todas as regiões do continente, com 28% dos projetos em curso a serem desenvolvidos no interior. Até dezembro de 2021, em pouco mais de dois meses, iniciaram-se e desenvolveram-se mais de 850 atividades.   

Todos os projetos são desenvolvidos por uma parceria, que tem de ter pelo menos duas entidades. Entre as entidades promotoras, regista-se uma forte presença de associações dos mais diversos tipos, desde associações de moradores a associações desportivas, ambientais e culturais, e também de cooperativas.

A maior parte dos projetos integra vários dos eixos do Programa, desde os eixos da saúde e social aos eixos económico, ambiental e urbanístico, procurando atingir objetivos que são transversais, como transversais são os problemas destes territórios e comunidades.



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.