Voltar

Saúde

“É preciso voltar à normalidade e ter comportamentos responsáveis”

Saúde

“É preciso voltar à normalidade e ter comportamentos responsáveis”

“Com o número de casos de covid-19 a baixar, assim como as situações graves é preciso começar a aliviar medidas. O regresso à normalidade impõe-se, mas associado a comportamentos responsáveis”, diz o médico de saúde pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Mário Jorge.

“A variante ómicron afeta sobretudo as vias respiratórias superiores e é por isso menos grave, mas mais contagiosa”, esclarece Mário Jorge.

O médico de saúde pública da ULSBA acredita que “com o avanço da vacinação, especialmente nas crianças, é possível o regresso a alguma normalidade”.

Adverte, contudo, para a “necessidade de serem utilizadas algumas regras”, ou seja “de responsabilização perante si e os outros”.

“De um modo geral, o distrito de Beja acompanha a diminuição de casos que se regista no País”. Mário Jorge explica que “ao contrário das outras variantes, onde se notavam grandes assimetrias regionais nos contágios, na ómicron isso não acontece”.

Prosseguiu o médico de saúde pública da ULSBA sublinhando que “esta normalidade urgente tem a ver, também, com os serviços de saúde”.

“Em 2020, mais do que em 2021”, frisou, “os serviços ficaram condicionados devido à pandemia e as pessoas por medo deixaram de os procurar. Foram adiadas soluções de problemas de saúde que urgem ser retomadas”, concluiu Mário Jorge.

No futuro, o médico de saúde pública da ULSBA considera que “as variantes mais graves da covid-19 tendem a desaparecer e os momentos críticos vão continuar a verificar-se na altura do inverno”.

Mário Jorge acrescentou que “vai ser preciso continuar atento à evolução do vírus, assim como a proteger os mais vulneráveis”. Neste caso, disse ainda, “será preciso dar doses de reforço aos idosos, doentes coronários e a pacientes com doenças crónicas.”


Foto: Exame


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.