Voltar

Sociedade

Edifício "Refer": vai ser desocupado na semana de 5 de fevereiro. Data revelada em reunião de Câmara

Sociedade

Edifício "Refer": vai ser desocupado na semana de 5 de fevereiro. Data revelada em reunião de Câmara

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

O "Centro de Abrigo Temporário Noturno" destinado às pessoas em situação de sem abrigo, que estão no edifício "Refer", em Beja, está a ser implementado em estruturas de contentores, com camas e espaços de higiene, ficará pronto até ao final desta semana, faltando depois a instalação de energia e saneamento, foi avançado na reunião de Câmara de ontem. A semana de 5 de fevereiro foi a data apontada, também, em reunião de Câmara, para a desocupação. Informações que confirmam a notícia da Voz da Planície, publicada no passado dia 19.

A nossa rádio tinha revelado, na passada semana, a realização da reunião do NPISA - Beja onde tinha ficado claro não haver "para já, vagas a nível nacional nos CAES" e que iria avançar, então,  "um plano de contingência" para criação do "Centro de Abrigo Temporário Noturno".

Na reunião de Câmara desta semana, a vereadora Marisa Saturnino fez o ponto de situação desta resposta, sublinhando que a mesma ficará a funcionar até final de fevereiro ou, caso as condições climatéricas o exijam, até 15 de março.

Recordamos que "a intervenção da autarquia bejense no «Edifício Refer» é contribuir para uma limpeza final, e profunda, do espaço em causa, ou seja, numa altura em que a possibilidade de nova ocupação já não se coloque", bem como "intervir, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de Beja (NPISA - Beja), no encaminhamento das pessoas que se encontram no edifício, e que quiserem ser ajudadas, em centros de alojamento de emergência social (CAES)".

"Só depois da desocupação do espaço", deixou claro à Voz da Planície a Cruz Vermelha Portuguesa, que a nossa rádio questionou, sobre esta matéria, e que respondeu por e-mail, procederá ao "entaipamento do edifício". Clarificou, ainda, a Cruz Vermelha Portuguesa, no mesmo e-mail, que no "edifício arrendado à Infraestruturas de Portugal, os pressupostos inicialmente subjacentes a este projeto não se concretizaram", dai a resolução do "entaipamento" do mesmo, depois de ficar vazio e da Câmara de Beja proceder à limpeza física do espaço.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.