Voltar

Saúde

Enfermeiros da ULSBA fizeram greve e reclamaram a contagem adequada de pontos nas suas carreiras

Saúde

Enfermeiros da ULSBA fizeram greve e reclamaram a contagem adequada de pontos nas suas carreiras

Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) estiveram hoje em greve, das 10h00 às 12h00. Vários enfermeiros contaram à Voz da Planície, à porta do hospital da capital de distrito, como estão a ser penalizados nas suas carreiras.

A greve dos enfermeiros estende-se por todo o País, em diferentes datas, embora com motivos comuns. A contagem de pontos e o respetivo desenvolvimento indiciário são exigências que fizeram e que explicaram à nossa estação.

Revelamos na primeira pessoa cinco situações em que esta situação está “mal contabilizada prejudicando as remunerações” destes profissionais.

Foi o coordenador da Direção Regional do Alentejo e dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Edgar Santos, quem explicou os motivos desta greve, frisando ter a ver com a contagem de pontos e o respetivo desenvolvimento indiciário.

Em causa está a aplicação do Decreto-Lei n.º 80-B/2022, de 28 de novembro, que estabelece os termos da contagem de pontos em sede de avaliação do desempenho dos trabalhadores enfermeiros à data da transição para as carreiras de enfermagem e especial de enfermagem.

De acordo com o Sindicato existem injustiças que não foram reparadas pelo Decreto-Lei 80-B/2022 e existem unidades que não o estão a aplicar corretamente, como é o caso da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

O sindicato reuniu, no final de janeiro, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e, de acordo com este responsável, “não há abertura para resolver as questões colocadas”, nomeadamente a progressão na carreira e a contagem de pontos, pelo se mantém o pré-aviso de greve.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.