Voltar

Sociedade

Escolas de Odemira avançam no 2º ano do projeto “Academia de Líderes Ubuntu”

Sociedade

Escolas de Odemira avançam no 2º ano do projeto “Academia de Líderes Ubuntu”

A Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Odemira está implementada nas três escolas de nível secundário do concelho, Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves (Odemira), Escola Profissional de Odemira e Colégio Nossa Senhora da Graça (Vila Nova de Milfontes), e avança para o 2 º ano de dinamização, com o objetivo de capacitar jovens e educadores enquanto agentes de transformação ao serviço das comunidades. 

Segundo a autarquia de Odemira, o projeto terá a sua execução durante três anos letivos, com o objetivo de garantir o prosseguimento da metodologia Ubuntu de forma autónoma no futuro e é promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e financiado pelo Município de Odemira. 

O projeto Academia de Líderes Ubuntu pretende capacitar jovens e educadores enquanto agentes de transformação, para promoção da paz e construção da justiça, desenvolvendo deste modo uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: “eu, eu e o outro, eu e o mundo.” 

Em setembro decorreu a componente teórica da formação de formadores, dirigida a docentes e não docentes, e a componente prática realizou-se no início de outubro. Para além dos conhecimentos e dinâmicas, os formandos receberam a t-shirt Ubuntu, promovendo o seu compromisso e entrada para esta rede global imprescindível ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária. 

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade, na promoção de competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, reforça o Município. Desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora, este projeto nasceu em Portugal e está presente em 16 países. Odemira foi o primeiro território a lançar o projeto no Alentejo. 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.