Voltar

Educação

Estudantes do distrito de Beja têm de pagar transporte para fazer provas nacionais

Educação

Estudantes do distrito de Beja têm de pagar transporte para fazer provas nacionais

O Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS) revela que Beja “volta a ser destaque no plano nacional” por ser o único distrito que está a cobrar as viagens aos alunos que se dirigem às escolas para realizar os exames nacionais. 

O ano letivo terminou oficialmente na passada semana, porém os alunos do 9º, 11º e 12º anos ainda têm exames e provas nacionais a decorrer.

“Os alunos [do distrito de Beja] ao se deslocarem para a sua escola detetam que os passes dos transportes da TRIMBAL já não tem validade” e vêm-se agora obrigados a pagar as viagens para realizar os exames, afirma Manuel Nobre, presidente do Sindicato de Professores da Zona Sul.

Do levantamento que o SPZS realizou ao nível nacional, apenas no distrito de Beja se verifica este cenário.

Para o Sindicato esta é uma situação “inqualificável” e coloca em causa “o direito ao serviço público de educação, pelo menos dos alunos que residem fora das localidades onde se situam estes agrupamentos de escolas”.

De acordo com o SPZS, “este episódio não está separado da continuada alienação de serviços e responsabilidades do Governo para outros, neste caso para os municípios através dos processos em curso de municipalização de vários serviços públicos, onde se destaca a área da educação pela falta de debate e imposição à margem de toda a comunidade escolar”.

A municipalização da educação está a revelar-se um “mau caminho” para o aprofundamento de assimetrias e, até, para pôr em causa a realização plena do direito à educação, frisa igualmente Manuel Nobre.

Desde o Norte até ao Algarve, o SPZS diz que “não existe nenhuma outra situação semelhante”, o que coloca novamente Beja em destaque no “plano nacional”, tendo em conta que também é o distrito onde se verifica a maior “falta de professores”, onde há mais escolas de primeiro ciclo a encerrar nos último 15 anos, e agora volta o único que não garantiu o acesso gratuito a transportes, aos alunos que ainda não terminaram a sua atividade letiva.

A Rádio Voz da Planície tentou chegar à fala com o presidente da CIMBAL, António Bota, para o ouvir sobre esta matéria, mas não foi bem-sucedida.

Lembramos que a CIMBAL, em março deste ano, avançou que “o serviço público rodoviário a fornecer pelos Autocarros do Baixo Alentejo (ABA) designa-se de TRIMBAL e vai operar, nos próximos cinco anos, com autocarros modernos, mais confortáveis e com wi-fi a bordo, de forma a tornar as viagens mais agradáveis”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.