Voltar

Educação

Estudantes do IPBeja criam grupo de cante alentejano “Poli'Cante”. Ensaiador Paulo Ribeiro

Educação

Estudantes do IPBeja criam grupo de cante alentejano “Poli'Cante”. Ensaiador Paulo Ribeiro

Os alunos do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) decidiram inovar no acolhimento aos novos estudantes, no ano letivo 2023/2024, através da dinamização de um conjunto de atividades culturais que vão culminar com a criação do Poli’Cante, o grupo coral de cante alentejano do IPBeja.

"O projeto Poli'Cante - Grupo Coral de Cante Alentejano é financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior e tem como ensaiador Paulo Ribeiro, músico ligado, desde há muito, ao cante alentejano pela sua relação com os tradicionais grupos corais, enquanto cantador e ensaiador. De salientar, ainda, a sua participação em projetos que fundem o cante e outros géneros musicais, como os “Tais Quais”, sem esquecer os recentes e marcantes espetáculos “É Assim…Uma Espécie de Cante” que juntou, em palco, os Camponeses de Pias a Pedro Abrunhosa", refere a instituição.

"Trata-se de um projeto definido pela pluralidade e diversidade, uma vez que, que aquilo que se pretende é que o grupo seja misto e integre estudantes de várias nacionalidades, corporizando a multiculturalidade que, hoje, se vive pelo campus do IPBeja.  Promover a integração dos estudantes do IPBeja, através da participação em atividades de interpretação artística, com o potencial de favorecer o espírito de grupo, o sentido identitário e de pertença, contribuindo, simultaneamente, para a preservação do cante alentejano enquanto Património Imaterial da Humanidade é o objetivo deste projeto", pode ler-se no documento enviado à nossa redação.

A inovação patente no “Poli’Cante”, será, também, refletida através da "adoção e divulgação de um reportório de melodias e poesias orais (modas), a partir de recolha e estudo de diferentes fontes documentais (escritas, audiovisuais) permitindo, dessa forma, uma melhor compreensão da cultura regional e da sua relação com a cultura global.  Este projeto tem, ainda, a finalidade de dinamizar uma digressão do “PoliCante – Grupo Coral de Cante Alentejano do IPBeja” por outras instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, promovendo, assim, o “Cante Politécnico-Universitário”, frisa o documento.

Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, explica que “a criação do grupo misto “Poli'Cante” no IPBeja só foi possível graças ao financiamento que obtivemos com a aprovação da candidatura ao Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes, lançada pela Direção Geral do Ensino Superior, DGES”, em 2022. Este era um sonho da atual presidência poder inovar a integração dos estudantes a partir de uma expressão cultural identitária reconhecida pela UNESCO. Inovar porque tem na sua essência o respeito pela igualdade de género e a integração pela partilha de um sentimento de unidade cultural regional. Inovar porque acreditamos que se torne, também, uma ferramenta de interiorização e internacionalização da alma alentejana". 

Aldo Passarinho, Pró-Presidente do IPBeja e coordenador do projeto explica que “a criação do grupo Coral Poli'Cante tem como primeiro objetivo promover a integração dos estudantes do IPBeja, através da participação em atividades de interpretação artística, com o potencial de favorecer o espírito de grupo, o sentido identitário e de pertença, contribuindo, simultaneamente, para a preservação do Cante Alentejano enquanto Património Imaterial da Humanidade. A adesão incondicional dos estudantes ao projeto e a forma como o abraçaram nestas primeiras atividades de acolhimento, é para toda a comunidade do IPBeja uma honra!". 

Ana Luz, representante dos estudantes do IPBeja, considera que “a integração do projeto de cante alentejano nas atividades de integração/Praxe permitiu unir às nossas tradições o património cultural de Portugal que aliado às nossas atividades permitiu um maior enriquecimento e integração nesta Cidade dos novos alunos. Estando a praxe a trabalhar cada vez mais para uma melhor integração dos novos alunos com uma maior diversidade de atividades de integração o facto de nos aliarmos ao projeto de Cante Alentejano permitiu-nos enriquecer os nossos programas bem como partilhar com quem vem de fora este património cultura tão belo que distingue o Alentejo do resto do País”.  


PUB
PUB
PUB

Música

Diogo Zambujo Lança single de estreia "O Mundo Sou Eu"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.