Voltar

Cultura

Exposição "Duarte Darmas – Do Cálamo ao Drone", patente em Serpa até ao fim do mês

Cultura

Exposição "Duarte Darmas – Do Cálamo ao Drone", patente em Serpa até ao fim do mês

Inaugurou em Serpa, na Sala Polivalente do Castelo, uma exposição da autoria de Santiago Macias, intitulada "Duarte Darmas – Do Cálamo ao Drone". A mostra estará patente até ao próximo dia 26 de fevereiro.

Santiago Macias, historiador e investigador, atual diretor do Panteão Nacional, conta à Voz da Planície o que podemos encontrar nesta exposição.

"Se começarmos pelo título”, refere o autor, “o Cálamo é o antepassado da caneta. É uma cana, com a qual se escrevia. E o drone, hoje toda a gente sabe o que é. A exposição, pega num livro de século XVI, um levantamento das fortalezas da fronteira — embora a exposição naturalmente só se ocupe daquelas que são da raia alentejana, e reinterpreta-as a partir do desenho do século XVI”.

Este projeto, apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), parte de um livro de Duarte Darmas, arquivado na Torre do Tombo e mandado fazer pelo rei, em que apresenta desenhos das fortalezas em duas perspetivas opostas, apresentando também desenhos das alcáçovas dos castelos. O objetivo do rei era ter uma noção precisa por onde passavam as suas fronteiras, demarcar o território, saber quais os locais em que se encontravam as suas fortalezas e em que estado estavam.

Para Santiago Macias, “Duarte Darmas fá-lo de uma forma genial, porque inventa preservativas, ou seja, mostra-nos as localidade de uma forma que nós não as conseguimos ver ao nível do solo”. O historiador brinca, dizendo que Duarte Darmas junta ao levantamento “algo parecido ao AutoCAD [programa de computador utilizado por arquitetos e engenheiros] e o Photoshop [programa de computador utilizado para trabalhar fotografias]”, sem nunca ter sabido o que era um computador.

O objetivo da exposição é aproximar o património das pessoas, ao mesmo tempo que simplifica e descodifica a visão de um livro do século XVI, explicando também “a importância patrimonial que as nossas localidades têm”.

De destacar que a importância do livro é também o objetivo da exposição. Para Santiago Macias, falamos de “uma obra prima de valor mundial”.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.