Voltar

Saúde

Extensões de saúde do concelho de Ferreira encerradas temporariamente. Recursos humanos concentrados na sede

Saúde

Extensões de saúde do concelho de Ferreira encerradas temporariamente. Recursos humanos concentrados na sede


Desde o passado dia 2 que “todas as extensões de saúde do concelho de Ferreira do Alentejo estão encerradas” e concentrados os “recursos humanos na sede”, ou seja no Centro de Saúde da vila. A ULSBA confirma esta situação esclarecendo que tem a ver com o facto, de alguns médicos do Centro de Saúde terem de se ausentar neste mês de dezembro e não ser possível a prestação de serviços nas extensões de saúde, mas apenas na sede, ou seja na vila.

A informação do encerramento, temporário, das oito extensões de saúde do concelho de Ferreira do Alentejo foi enviada à Câmara de Ferreira, às juntas de Freguesia do concelho e à coordenadora da Proteção Civil pelo coordenador da UCSP – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fernando Martins.

No documento remetido é revelado que a ideia é ter “consultas todos os dias e fim-de-semana, manter as consultas de Medicina Geral e Familiar aos utentes das respetivas listas, na sede, e tentar pelo menos manter os programas de saúde infantil/saúde materna/planeamento familiar de todos os utentes, assim como dar apoio à vacinação Covid, tentando que não haja falhas, sempre possíveis de acontecer em situações imprevisíveis”. É frisado, ainda, neste documento que estes serviços só serão assegurados “desde que estejam os 4 médicos no ativo”.

Sobre esta matéria, a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo fez saber que tomou conhecimento que o “Centro de Saúde se encontra com dificuldades em responder plenamente à prestação dos serviços de saúde que lhe compete. Nomeadamente por insuficiência de pessoal médico.” E que a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo considera “esta situação como gravosa e inaceitável, e tomará todas as providências ao seu alcance no sentido de combater pela sua resolução.” Avança, ainda, a autarquia que “já foi realizada uma reunião com o diretor do Centro de Saúde na qual a situação foi abordada” e que “o Presidente da Câmara também já solicitou para ser recebido superiormente no Ministério da Saúde a fim de colocar a situação e exigir a sua rápida resolução.”

A Voz da Planície tentou chegar à fala com o coordenador da UCSP de Ferreira do Alentejo, Fernando Martins, mas apesar das diversas tentativas não foi bem-sucedida.

A nossa estação recebeu, entretanto, por parte da ULSBA os esclarecimentos necessários que levaram ao encerramento, temporário, nas oito extensões de saúde do concelho de Ferreira do Alentejo.

A ULSBA esclarece que, “a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ferreira do Alentejo, até ao passado mês de novembro, contava com cinco médicos, três da carreira de Medicina Geral e Familiar e 2 prestadores de serviço, que asseguravam as consultas na Sede e nas oito Extensões de Saúde.

Atualmente conta com quatro médicos, em virtude da ausência de uma médica, por atestado médico, e que aguarda aposentação, que pode ocorrer no presente mês.

Os dois médicos prestadores de serviços, de nacionalidade cubana, vão ter de se deslocar à República de Cuba por imperativos legais daquele país e, portanto, estarão ausentes em gozo de férias durante quinze dias no mês de dezembro.

Pelo atrás exposto, a UCSP de Ferreira do Alentejo terá ao serviço no mês de dezembro três médicos e durante uma semana apenas dois, o que inviabiliza que sejam asseguradas as consultas nas Extensões de Saúde, sendo necessário concentrar toda a atividade na sede da unidade, a título temporário, conforme foi explicado ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara na reunião mencionada pelo Coordenador da UCSP, no sentido de dar resposta a todas as necessidades da população.

A ULSBA, EPE tem tentado resolver esta situação através da abertura de vagas nos concursos nacionais de colocação de especialistas de MGF, vagas estas que têm ficado sistematicamente desertas, ou recorrendo a contratos de prestação de serviço.”


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.