Voltar

“Fabrico de Chocalhos, território, som e memória” em exposição em Alcáçovas

“Fabrico de Chocalhos, território, som e memória” em exposição em Alcáçovas

Foto: CM Viana do Alentejo

No âmbito da Feira do Chocalho, vai estar patente ao público até 26 de julho, no Largo da Gamita, em Alcaçovas, a exposição “Fabrico de Chocalhos, território, som e memória” que reúne desenhos realizados pelas crianças do Jardim de Infância de Alcáçovas, com objetivo de sensibilizar para a valorização do património. A exposição convida os visitantes a descobrir as diferentes interpretações que os mais novos fizeram do património edificado do concelho de Viana do Alentejo, nomeadamente o Jardim das Conchas e o Coreto, em Alcáçovas, e o Castelo de Viana do Alentejo.

A exposição inclui ainda um trabalho dedicado ao processo de Fabrico de Chocalhos, um saber-fazer tradicional, inscrito em 2015, na Lista do património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela UNESCO, destacando a importância da sua preservação.

Ao reunir património material e património imaterial, a exposição evidencia a estreita ligação na construção da memória e da identidade coletiva. Enquanto os monumentos contam a história dos lugares, os ofícios, os saberes e as tradições revelam a história das pessoas que lhes deram vida. É deste diálogo entre espaços, objetos e conhecimentos que nasce a riqueza patrimonial de um território, neste caso do concelho de Viana do Alentejo.

A exposição vai estar patente ao público durante o horário de funcionamento do certame: sexta-feira, das 19h30 às 00h00, e no sábado e domingo, entre as 18h30 e as 00h00.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Luís Represas a voz dos Trovante faleceu hoje

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.