Voltar

Saúde

Organizações/saúde: processo de vacinação desorganizado põe em risco cuidados de saúde à população

Saúde

Organizações/saúde: processo de vacinação desorganizado põe em risco cuidados de saúde à população

Após sensivelmente um mês de ter sido anunciado o arranque da primeira fase de vacinação Covid-19, que inclui a vacinação de todos os profissionais de saúde, a Ordem dos Médicos, a FNAM e o SIM, alertam através de comunicado que “estamos muito longe de cumprir esse objetivo”.

A Ordem dos Médicos (OM), o Sindicato Independente dos Médios (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) têm recebido milhares de contactos dos seus associados, que reclamam o direito a ser vacinados de acordo com as prioridades estabelecidas, demonstram preocupação com a falta de informação e exigem que todos os médicos sejam vacinados.

O comunicado avança que menos de metade dos profissionais do SNS estão vacinados. Existem locais por todo o país em que os profissionais não viram chegar a primeira dose da vacina, e a estes se juntam os prestadores de atividades de risco, de limpeza e segurança. Esta situação coloca em risco a saúde e a vida destes profissionais e põe em causa os meios humanos disponíveis para combater a pandemia, que já são escassos.

“Por cada médico infetado ou contacto de alto risco, além do impacto no próprio e na sua família, ficarão por realizar muitas consultas, exames e cirurgias, e aumenta mais a pressão sobre os serviços de saúde. Não vacinar os médicos é condenar os doentes a ficar sem acesso a cuidados de saúde”, pode ler-se ainda no comunicado.

A OM, o SIM, e a FNAM, sublinham que a “vacinação pandémica é estratégica para a recuperação de Portugal como um todo”, e alertam que a falta de organização na gestão do plano de vacinação pode condenar o país a um “confinamento sem fim à vista e a uma situação insustentável”. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.