Voltar

Educação

44.º aniversário do IPBeja: passar a Universidade Politécnica em 2024 é objetivo da instituição

Educação

44.º aniversário do IPBeja: passar a Universidade Politécnica em 2024 é objetivo da instituição

Foto: Voz da Planície

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) comemorou esta semana o seu 44.º aniversário. Neste contexto, a presidente, Fátima Carvalho, salientou a "instituição de referência que o Politécnico já é" e o objetivo "de prosseguir este caminho, no sentido de fazer face às exigências que permitem a outorga dos doutoramentos e a denominação de universidades politécnicas, em 2024". Deixou, ainda, a indicação de que a construção da nova residência de estudantes vai avançar nos próximos dias.


A presidente do IPBeja passou em revista o "vasto trabalho" que tem sido feito na instituição, nas diferentes áreas científicas, por docentes e alunos e destacou, também, que estão ser implementadas "ações que pretendem reforçar a oferta formativa naquela instituição".

Manter a posição de referência que o politécnico já tem, captar mais alunos nacionais e estrangeiros, em particular dos PALOP e prosseguir o trabalho para alcançar os propósitos estabelecidos no diploma que permite ao ensino superior politécnico português passar a ter a outorga de doutoramentos e a utilização da designação de Polytechnics University, já a partir do próximo ano letivo, bem como a alteração da denominação para Universidades Politécnicas, em 2024, são propósitos, igualmente, para o futuro, realçou Fátima Carvalho.

Fátima Carvalho deixou claro, ainda, que o IPBeja está a fazer, igualmente, o seu trabalho na transformação digital e deixou o exemplo de um projeto que está a ser desenvolvido pela Biblioteca da instituição.

O IPBeja viu a candidatura, que fez em, parceria com a Câmara de Beja, ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aprovada e Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, deixou claro que a assinatura do contrato, com a construtora vencedora, está para breve, embora não tenho indicado data.

Com um prazo de construção de 17 meses, a nova residência do IPBeja vai criar 503 novas camas para estudantes na cidade. Recordamos que o concurso foi lançado em finais de julho, no valor de 16,5 milhões de euros e que integra o Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, apoiado pelo PRR.

Nas comemorações dos 44 anos de existência do IPBeja marcaram presença diversas convidados, entre eles Rui Marreiros, vice-presidente da Câmara de Beja, que sublinhou, no seu discurso, a importância da cidade ter uma instituição de ensino superior, a aposta na educação e formação de quadros que representa, assim como a relação de parceria que o Politécnico mantém desde sempre com a autarquia.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.