Voltar

Cultura

Beja sugere "Uma viagem pela poesia de Eugénio de Andrade" - centenário do escritor

Cultura

Beja sugere "Uma viagem pela poesia de Eugénio de Andrade" - centenário do escritor


“Uma viagem pela poesia de Eugénio de Andrade”, com Elsa Ligeiro, é a proposta da Biblioteca de Beja para esta quinta-feira, dia 19, a partir das 19h00.

Esta é uma atividade inserida no âmbito do centenário do nascimento do escritor Eugénio de Andrade (1923-2005), que se celebra neste dia 19 de janeiro.

Breve biografia:

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de Janeiro de 1923 no Fundão, e morreu no Porto em 2005, aos 82 anos.

A sua extensa produção literária granjeou-lhe vários prémios e distinções, entre os quais o Prémio Camões, em 2001, mas também o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários (1986), o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (1988) e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989).

Entre diversas traduções, traduziu as “Cartas Portuguesas” (atribuídas a Mariana Alcoforado).

Faleceu a 13 de junho de 2005 e encontra-se sepultado no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, tendo a sua campa sido desenhada pelo arquiteto e seu amigo Siza Vieira, incluindo a inscrição dos versos do seu livro “As Mãos e os Frutos”.

Em 1991, foi criada na cidade do Porto a Fundação Eugénio de Andrade, que foi também a residência ao poeta, e que se extingui em 2011, por decisão da direção da mesma, tendo o espólio ficado a cargo da Câmara Municipal do Porto, e encontra-se, desde dezembro de 2022, no Palacete Burmester (Porto), espaço rebatizado de Casa dos Livros, sede do Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto.

Na Póvoa da Atalaia (Fundão) foi inaugurada a 2 de Julho de 2017 a Casa da Poesia de Eugénio de Andrade, na antiga escola Primária de Póvoa de Atalaia.

Fonte: Biblioteca Municipal de Beja.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.