Voltar

Sociedade

Federação de Grupos de Ação Local recusa exclusão do Acordo de Parceria

Sociedade

Federação de Grupos de Ação Local recusa exclusão do Acordo de Parceria


Os Grupos de Ação Local foram afastados do Acordo de Parceria apresentado esta semana pelo Ministro do Planeamento, ao não serem assumidas intervenções multifundo de base local nos territórios rurais, avança a Federação Minha Terra em comunicado. 

A Federação evidencia a sua “insatisfação e preocupação por esta que consideram ser uma lacuna que penaliza gravemente os territórios, privando-os de dotações financeiras territorializadas que consolidem as Estratégias de Desenvolvimento Local, o surgimento de ações e projetos delineados ao encontro das suas especificidades e a garantia política de maior equidade e coesão entre todas as regiões”. 

Segundo comunicado, o Acordo de Parceria “exclui linearmente o DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária de natureza multifundo e, por conseguinte, os Grupos de Ação Local (GAL) gestores destas medidas territoriais nos últimos períodos de programação”. 

A Federação Minha Terra explica que “o objetivo estratégico 5 do Acordo de Parceria – ‘Portugal territorialmente mais coeso e mais próximo dos cidadãos’ – aparentemente induz a aposta e o reforço de processos participativos, mas na verdade propõe novas intervenções”. 

Acrescenta que, as “parcerias para a coesão”, no seu ponto de vista, “mais não são do que uma tentativa de transcrever os princípios subjacentes à abordagem DLBC numa abordagem top-down, com um caráter opcional, sem expressão financeira e sem integrar sistemas de apoio ao investimento de base local ou à promoção do emprego, nem o reforço da governança local, princípios fundamentais de uma participação efetiva das comunidades”. 

Para a Federação “este panorama evidencia um total desrespeito e desconsideração pelo trabalho dos GAL” que há 30 anos se assumem como expressão da sociedade civil organizada e consolidada em parcerias locais, e avança que irá aproveitar as consultas públicas em curso para reafirmar a sua posição relativamente a este assunto. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.