Voltar

Agricultura

FENAREG propõe criar projeto-piloto de comunidades de energia solar no regadio coletivo

Agricultura

FENAREG propõe criar projeto-piloto de comunidades de energia solar no regadio coletivo

A FENAREG propõe ao Governo avançar com um projeto-piloto de comunidades de energia solar no regadio coletivo, por forma a reduzir as emissões de carbono e os custos da energia na distribuição de água à agricultura.

A proposta da Federação surge na sequência do anúncio pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que pretende implementar comunidades de energia solar no setor agrícola, referindo o papel importantíssimo dos sistemas coletivos de regadio nessas estruturas.

De acordo com a FENAREG, as comunidades de energia solar são constituídas por um conjunto de consumidores que, através de uma instalação partilhada, produzem parte ou a totalidade da energia elétrica que consomem, através de recursos renováveis, reduzindo os custos com a eletricidade. Assim sendo, a federação apela ao Governo para que a medida “Instalação de painéis fotovoltaicos – Next Generation” contemple os regadios coletivos e as associações de regantes.

José Núncio, presidente da FENAREG afirma que, “abastecemos água a 40% da área de regadio em Portugal - 240.000 hectares – e suportamos custos elevadíssimos com a energia - 390 GWh/ano -, que chega a ter um peso de 75% do custo do serviço de abastecimento de água. É por isso de elementar justiça que as associações de regantes sejam incluídas nos apoios à instalação de energias limpas, podendo desta forma cumprir o seu papel no esforço coletivo para atingir a neutralidade carbónica na UE até 2050”.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.