Voltar

Cultura

Serpa: Câmara celebra nove anos de cante como património da humanidade, na cidade e em Lisboa

Cultura

Serpa: Câmara celebra nove anos de cante como património da humanidade, na cidade e em Lisboa

De 11 de novembro a 1 de dezembro realiza-se a Festa do Cante, em Serpa e Lisboa. Comemorar a inscrição do cante alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e divulgar esta forma de cantar como forma de partilha, de convívio e troca de experiências" são os objetivos da autarquia serpense na promoção desta iniciativa.

Em 2023, no dia 27 de novembro, comemoram-se nove anos de cante alentejano como património imaterial da humanidade e a Câmara de Serpa assinala este feito  com um vasto programa, que começa no dia 11 deste mês para se prolongar até 1 de dezembro.

O programa de celebrações da Câmara de Serpa começa na Casa do Alentejo, em Lisboa, que recebe no dia 11 deste mês, às15h30, a atuação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Uma apresentação que está também integrada nas celebrações do centenário desta entidade.

No dia 25 de novembro, às 19h00, o Cineteatro Municipal de Serpa é palco da cerimónia oficial da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, com o espetáculo “Humor e Cante”. Este espetáculo associa-se ao centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024. Marcam presença 11 grupos corais ativos do concelho de Serpa, com interpretação de modas humorísticas.

No dia 1 de dezembro, às 17h00, realiza-se no Cineteatro Municipal de Serpa o espetáculo “Cantexto”, do projeto Futurama. Trata-se de um espetáculo de fusão das palavras cante e texto e propõe a colaboração ente grupos corais alentejanos e escritores contemporâneos portugueses. Em 2023, o projeto associa-se à Festa do Cante e apresenta um concerto no qual participam vários autores e grupos corais.

Programa previsto e divulgado no Site da Câmara de Serpa:

Novembro — Rota do Cante: os grupos corais do concelho de Serpa cantam nas suas freguesias, em datas, horários e locais a divulgar brevemente.

Dia 11 de novembro, 15h30 – Casa do Alentejo, Lisboa

Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa

Apresentação integrada nas celebrações do Centenário da Casa do Alentejo

Dia 25 de novembro, 19h00 — Cineteatro Municipal, Serpa

Cerimónia Oficial da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO: Espetáculo “Humor e Cante”.

O espetáculo da Cerimónia Oficial associa-se ao centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024. Participação dos 11 grupos corais ativos do concelho de Serpa, com interpretação de modas humorísticas.

— Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa

— Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento

— Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho

— Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo

— Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias

— Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento

— Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé

— Grupo Coral Feminino Madrigal

— Grupo Coral Feminino Flores do Chança

— Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias

— Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa

Dia 1 de dezembro, 17h00 — Cineteatro Municipal, Serpa

Espetáculo “Cantexto”, do projeto Futurama:

— Grupo Coral Feminino As Rosinhas de Santa Clara de Louredo interpreta “Na boca, o coração”, com letra de Joana Bértholo e música de Celina da Piedade e de Ana Santos;

— Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias interpreta “Planura nua, vestida de voz”, com letra de Regina Guimarães e música de Celina da Piedade e Ana Santos;

— Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento interpreta “Sol que me alegra a vida”, com letra de Ondjaki e letra de Celina da Piedade e Ana Santos;

— Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores da Sete interpreta “Jardim de rosas”, com letra de Isabela Figueiredo e música de Paulo Ribeiro;

— Grupo Coral da Mina de São Domingos interpreta “Moda das flores nas lapelas”, com letra de Afonso Cruz e música de Celina da Piedade e Ana Santos;

— Grupo Coral da Vidigueira interpreta “A palavra foi passando”, com letra de Marta Pais de Oliveira e música de Celina da Piedade e Ana Santos.

A autarquia serpense informa, ainda, que este programa está sujeito a alterações.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.