Voltar

Cultura

Festa do Cinema Italiano em Beja. Conheça as propostas.

Cultura

Festa do Cinema Italiano em Beja. Conheça as propostas.

Está a decorrer a 15ª Festa do Cinema Italiano, com propostas para Beja, nomeadamente nos dias 19, 20 e 26. A mostra na cidade começa por sugerir a visualização de um documentário sobre a vida do pintor Modigliani. 

A Festa do Cinema Italiano, segundo a organização, é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e um dos festivais cinematográficos mais apreciados no país. 

A iniciativa encerrou a programação em Lisboa, no passado dia 10, prosseguindo agora para outros pontos do país, sendo o próximo a cidade de Beja. 

São três as propostas que podem ser apreciadas nestes dias, no Pax Julia Teatro Municipal, sempre com hora marcada para as 21h30. 

"Modigliani – O Pintor Maldito” (2020), de Valeria Parisi, é a proposta para dia 19, terça-feira. Trata-se de um documentário sobre a vida do artista. “O génio escandaloso e um mestre indiscutível da arte do século XX: Um retrato que vai para além da lenda”. 

Quarta-feira, dia 20, pode apreciar o filme “Os Predadores” (2020), de Pietro Castellitto. Trata-se de uma história de “duas famílias aparentemente incompatíveis: a Pavone e a Vismara. A primeira de burgueses e intelectuais, a outra de proletários e fascistas. Núcleos opostos compartilhando a mesma selva: Roma.” 

A última proposta da Festa do Cinema Italiano em Beja, no dia 26, vai para o filme “Mamma Roma” (1962), de Pier Paolo Pasolini. “A partir da história melodramática de uma prostituta de Roma que tenta dar uma vida digna ao seu filho, Pasolini constrói um filme com uma extraordinária dimensão poética e social”. Na altura da sua estreia, “Mamma Roma” foi proibido em Portugal, ressurgindo nos circuitos comerciais apenas em 1992. 

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.