Voltar

Cultura

“Festival Al-Mutamid" termina com “Paulo Ribeiro e Convidados” no Pax Julia

Cultura

“Festival Al-Mutamid" termina com “Paulo Ribeiro e Convidados” no Pax Julia

Foto: Rádio Voz da Planície

Promovido pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, o “Festival Al-Mutamid, o Primeiro Alentejano” termina neste sábado, 3 de junho, no Pax Julia - Teatro Municipal de Beja, com o concerto “Paulo Ribeiro e Convidados”, às 21h30.

Inspirado na vida e obra do rei-poeta Al-Mutamid, "o evento pretende aprofundar e transformar os patrimónios cante alentajano, flamenco e gnaoua - um dos principais géneros do folclore de Marrocos", frisa a ERT Alentejo.

“Paulo Ribeiro apresenta  «Invisível a meus olhos», espetáculo inspirado nas sonoridades do Sul e centrado na obra poética de Al-Mu ́tamid ibn Abbad, uma produção que é uma celebração do «Poeta do Destino».

Serão interpretadas várias canções compostas a partir da escrita do Rei e Poeta Árabe nascido em Beja, também marcando presença outros autores com forte ligação ao Alentejo e o cante alentejano - influência marcante na música de Paulo Ribeiro.

As palavras e a música confluem para a evocação de temas que constituem um espelho da própria vida de Al-Mu ́tamid, como o amor e o vinho, ou uma “dimensão mais espiritualizada” na derradeira fase da sua vida.

O concerto será um convite para uma viagem com o Alentejo e a cidade de Beja presentes, símbolos deste imenso Sul que se estende à Andaluzia e ao Norte de África, territórios que Al-Mu ́tamid percorreu desde o nascimento até à sua morte.

Este espetáculo conta com as participações especiais de Rão Kyao, dos cantores Beatriz Nunes e Fernando Pardal, Jorge Serafim (Contador de histórias), Ana Santos (violino) e do Coro “Vozes do Destino”, composto pelos cantadores Pedro Chá, Diogo Rosa e João Monte”, pode ler-se na sinopse deste concerto.

Neste sábado, último dia do evento, pelas 15h00, será realizado, também, um colóquio na cafetaria do Pax Julia.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.