Voltar

Cultura

Festival das Marias volta a enaltecer a mulher no mundo da criação artística

Cultura

Festival das Marias volta a enaltecer a mulher no mundo da criação artística

É um festival pluridisciplinar de criação no feminino que decorre em Portugal (distrito de Beja) e no Brasil (S. Paulo), com uma programação diversificada e que pretende enfatizar o papel das Mulheres na criação artística. 

A 3.ª edição em Portugal do Festival das Marias- Festival Internacional de Artes no Feminino, a decorrer de 13 a 22 de outubro, é uma parceira entre a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, CADAC e o grupo de teatro Lêndias D’Encantar.

O festival potencial o empoderamento do feminino a nível da comunidade local, através de laboratórios e oficinas e, em simultâneo, o diálogo crítico analítico entre criadoras portuguesas e estrangeiras, sobre a representatividade da mulher no meio artístico.

A diretora do Festival, Leopoldina Almeida, destaca da programação o concerto de Capicua, no primeiro dia do evento, e a peça de teatro de Sara Barros Leitão, intitulado de “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.

Para além dos nomes mais sonantes do cartaz, há outros espetáculos de grande qualidade para aproveitar, bem como diversas atividades paralelas, em articulação com as escolas e ateliers para a comunidade em geral.

A responsável revela que este ano os bilhetes serão mais baratos para as mulheres, devido à diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal, que neste caso é exatamente de 14%, o valor do desconto.

O evento integra diversas modalidades artísticas como teatro, música, dança, performance, cinema e artes plásticas. Este ano, pela primeira vez, realizaram-se os “Preliminares das Marias”, um conjunto de atividades que antecederam o festival e que, segundo Leopoldina, tiveram bastante aderência nas iniciativas dedicadas à dança, quanto às de teatro, não tiveram a adesão que se pretendia.

Este ano foi igualmente reforçado o trabalho com as escolas e para os mais jovens do 3.º ciclo e secundário, considerando que foi diagnosticado que “a faixa etária da adolescência está muito afastada da maior parte das iniciativas culturais que se promovem no concelho” e para a organização é “urgente ‘agarrar’ as pessoas destas idades”.

O Festival das Marias congratula-se por este ano ter aberto “as portas dos espetáculos e oficinas à população migrante que vive em Beja e que urge integrar nas atividades da cidade de forma cultural, formativa e lúdica”.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.