Voltar

Cultura

Festival Imaterial reúne músicas do mundo em Évora e faz ciclo de cinema documental

Cultura

Festival Imaterial reúne músicas do mundo em Évora e faz ciclo de cinema documental

Os concertos do português Hélder Moutinho, do duo iraniano-arménio Farnaz Modarresifar & Haïg Sarikouyoumdjian e dos franceses Barrut e um ciclo de cinema documental são os destaques do festival Imaterial, que começa, no sábado, em Évora.

A segunda edição do Imaterial, cuja apresentação decorreu hoje no edifício dos Paços do Concelho de Évora, é organizada por esta câmara municipal em parceria com a Fundação Inatel e tem direção artística de Carlos Seixas.

Com acesso gratuito, o festival, que se prolonga até ao dia 09 de outubro, realiza-se em vários espaços de Évora, nomeadamente no Auditório Soror Mariana, Claustros da Fundação INATEL, Palácio D. Manuel e Teatro Garcia de Resende.

Em declarações à agência Lusa à margem da apresentação, o diretor artístico do Imaterial, Carlos Seixas, afirmou que esta edição, tal como a primeira, assume um “compromisso com o conhecimento dos povos e das culturas a nível mundial”.

“Temos um ponto de encontro de pessoas ligadas às músicas de raiz”, das quais “queremos retirar conhecimento das suas experiências”, pois “o conhecimento do outro reforça o conhecimento de nós próprios”, assinalou.

Carlos Seixas, que também dirige o Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, sublinhou igualmente “o mapeamento do cancioneiro geral da humanidade” como um “ponto fundamental” do evento.

Já o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, disse aos jornalistas, também à margem da sessão, que a primeira edição do Imaterial, realizada no ano passado, foi “um êxito” e cumpriu os objetivos de “promover o diálogo intercultural”.

“O mundo é percorrido por uma grande vaga de intolerância e, mesmo quando a situação é tão grave como aquela que estamos a viver, há a necessidade de manter pontes e contribuir para a promoção da paz, do diálogo e da tolerância”, vincou.

Quanto ao cartaz, aos nomes já anunciados, juntam-se agora os portugueses Bandua, Cantadores do Desassossego, Grupo de Cantares de Évora e Hélder Moutinho, Farnaz Modarresifar & Haïg Sarikouyoumdjian (Irão/Arménia), Soona Park (Coreia do Sul), Tanxugueiras (Galiza, Espanha), Verde Prato (País Basco, Espanha) e Barrut (Occitânia, França).

Já tinham sido divulgadas, anteriormente, as atuações de Parvathy Baul (Índia), Tarta Relena (Catalunha, Espanha), Annie Ebrel & Riccardo Del Fra (Bretanha, França), Saz’iso (Albânia), Amélia Muge (Portugal), NATCH (Cabo Verde) e Lia de Itamaracá (Brasil).

Os concertos de Annie Ebrel & Riccardo Del Fra e Barrut estão integrados na Temporada Portugal-França 2022, à qual o Imaterial se associa, enquanto Bandua, Tanxugueiras, Tarta Relena e Verde Prato compõem a programação do Encontro Ibérico de Música, que integra o festival e que reúne uma nova geração de artistas do território ibérico.

Uma das novidades desta edição é a realização de um ciclo de cinema documental, com curadoria da etnomusicóloga britânica Lucy Durán, que inclui a estreia de “All mighty Mama Djombo”, realizado pelos franceses Sylvain Prudhomme e Philippe Béziat.

Segundo a organização, o programa inclui ainda um ciclo de conferências sobre temas como, entre outros, “o que tem sido reservado à população negra em Portugal nos processos de definição e ressignificação do património material e imaterial do país ou o estado geral do cante alentejano”.

Para o último dia do festival, está prevista a atribuição do Prémio Imaterial, que visa “saudar e agradecer” a uma personalidade ou artista cujo percurso tenha sido “decisivo no incentivo ao diálogo entre diferentes culturas, no estímulo ao cumprimento dos direitos humanos e na defesa da igualdade de relacionamento e da paz entre os povos”.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.