Voltar

Cultura

Biblioteca de Beja propõe sessão do ciclo "Escritoras do meu País"

Cultura

Biblioteca de Beja propõe sessão do ciclo "Escritoras do meu País"

Foto: CM Beja

Neste sábado, dia 15, a Biblioteca Municipal de Beja propõe uma sessão sobre o ciclo “Escritoras do meu país”. Trata-se de uma série de oito conversas, em parceria com o Clube das Mulheres Escritoras, para divulgar e celebrar a escrita de autoras portuguesas. Ao longo do ano, aos sábados à tarde, escritoras com diferentes percursos e estilos literários encontram-se para partilhar as histórias por detrás dos seus livros e as trajetórias que as trouxeram até aqui.

"Cada conversa será moldada pela dinâmica entre duas ou três autoras do Clube, contando com perguntas, leituras de excertos e reflexões sobre o universo literário. Sem temas predefinidos, estas sessões prometem ser um convite à descoberta da diversidade criativa e humana que habita entre as linhas das suas obras.

Neste sábado, dia 15, a sessão é com Filipa Fonseca Silva. Nasceu no Barreiro em 1979. Iniciou a sua carreira literária em 2011 com «Os 30 – Nada é como Sonhámos», cuja versão inglesa fez com se tornasse a única autora portuguesa a atingir o Top 100 da Amazon. Desde então, publicou mais cinco romances, dois livros de humor e inúmeras crónicas, contos e ensaios. Alguns dos seus livros estão traduzidos em várias línguas e em adaptação para cinema. O primeiro, «O Elevador», estreou em novembro e já pode ser visto no Youtube. Gosta de escrever sobre pessoas comuns e criar histórias que captem o quotidiano contemporâneo, explorando ao mesmo tempo dilemas intemporais. Em Março de 2023 fundou o Clube das Mulheres Escritoras, uma plataforma de apoio mútuo entre autoras nacionais, que tem como objetivo promover e celebrar a Literatura Portuguesa escrita por mulheres.

Conta, também, com a participação de Vera dos Reis Valente. Nasceu em Lisboa e cedo fez das histórias o seu refúgio e a sua paixão, tendo dedicado boa parte da infância e adolescência ao desenho e à escrita criativa. Alguns dos seus trabalhos dessa época foram publicados no suplemento "DN Jovem", do Diário de Notícias. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa, e foi numa agência de publicidade que se estreou nas lides profissionais. Trabalhou também como ilustradora e tradutora freelancer. É docente do ensino superior desde 1995, lecionando disciplinas de língua e literatura portuguesa.", pode ler-se na divulgação desta iniciativa.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.