Voltar

Cultura

Fim das Moratórias: consumidores queixam-se da falta de informação, propostas e resposta dos bancos

Cultura

Fim das Moratórias: consumidores queixam-se da falta de informação, propostas e resposta dos bancos


A partir de hoje, milhares de famílias terão de retomar o pagamento das prestações de empréstimos, designadamente créditos habitação, podendo muitos não ter capacidade para o fazer. Segundo o Portal da Queixa, maioria das moratórias dos créditos bancários terminou no final de setembro. Ao longo dos 18 meses em que vigorou esta medida inédita, chegaram mais de 200 reclamações relacionadas com o tema.

O decreto-lei do Governo, que saiu em agosto, refere que os bancos devem ser diligentes na sinalização de clientes em dificuldades e apresentem melhorias das condições contratuais nos créditos de clientes que beneficiaram das moratórias públicas, facilitando o seu pagamento. Nos casos em que fossem previsíveis dificuldades, os bancos tinham até meio de setembro, para apresentar-lhes propostas de solução. Apesar desta informação por parte do Governo, são muitos os consumidores que dizem não ter recebido qualquer contacto ou proposta por parte da instituição bancária e outros queixam-se da falta de informação ou então ausência de resposta, revela o Portal da Queixa.

No período de 27 de março de 2020 e o dia 30 de setembro do presente ano, os consumidores, entre eles particulares e empresas, registaram no Portal da Queixa 215 reclamações relacionadas com as moratórias. Santander, Caixa Geral de Depósitos e Millennium BCP são as entidades bancárias com o maior volume de queixas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.