Voltar

Cultura

FITA em Beja, feriado municipal em Moura e festas em Mértola neste sábado, 24

Cultura

FITA em Beja, feriado municipal em Moura e festas em Mértola neste sábado, 24

24 de junho é dia para ver as propostas do FITA, em Beja, e de aproveitar as sugestões de Moura, que celebra nesta data o seu feriado municipal. Mértola e a Casa do Alentejo, em Lisboa, que recebe o concelho de Odemira, são ideias, igualmente, para o seu fora de casa neste sábado, 24.

No antigo hospital da Misericórdia de Beja, o Festival Internacional de Teatro do Alentejo, o FITA, apresenta mais uma proposta da vasta programação agendada para esta 10.ª edição, que decorre até 1 de julho, em vários concelhos do Alentejo.

Hoje, 24 de junho, é dia para ver “3 pessoas, 3 histórias, 1 espaço”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Beja (CADAC), às 21h30.

O FITA apresenta em 2023, um total de 21 espetáculos de companhias portuguesas e de mais sete países ibero-americanos. Recordamos que o país convidado desta edição é o Uruguai.

O FITA é uma organização da companhia de teatro Lêndias d’Encantar, de Beja, e passa pelos municípios de Aljustrel, Beja, Ferreira do Alentejo, Mértola (todos no distrito de Beja), Arraiolos (Évora), Ponte de Sôr (Portalegre) e Santiago do Cacém (Setúbal).

Moura celebra hoje, 24 de junho - Dia de São João -, o seu feriado municipal.

O dia começa com a oferta de manjericos, no Jardim Dr. Santiago. Às 17h00, a Paróquia de São João Baptista realiza um Arraial, na Praça Sacadura Cabral.

Às 18h00 há concerto do projeto Gera Cante, com a Orquestra Geração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com o Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova.

À noite, às 21h00, a Marcha Popular da Vidigueira vem desfilar à Praça Sacadura Cabral e, à meia noite, há lançamento de fogo-de-artifício.

As Festas da Vila de Mértola cumprem o último fim de semana de realização. Lembramos que as festividades são dedicadas a São João, padroeiro de Mértola.

Nesta sábado, 24, a festa continua com as atuações de Julinho KSD e Miguel Azevedo, dois artistas de destaque no panorama musical atual.

Para encerrar, no domingo, 25, há sardinhada, um momento tradicional que atrai sempre muitos residentes de todo o concelho de Mértola.

Com o objetivo de apostar na promoção do que de melhor se faz no concelho, Odemira associa-se às comemorações dos 100 anos da Casa do Alentejo, que comemora este ano o seu Centenário sob o lema “Por Amor ao Alentejo”. O Dia de Odemira está reservado para este sábado, 24.

O Município leva a Lisboa o melhor da região, promovendo espetáculos de música tradicional, mostra de artesanato e artes plásticas e degustação de produtos locais. Durante a manhã de sábado, no icónico Pátio Árabe, o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes dá as boas-vindas a um dia dedicado à promoção do território, com uma exposição coletiva de artes plásticas e artesanato local e prova de produtos regionais.

Após um almoço convívio, aberto a todos os odemirenses, simpatizantes da região e população em geral, a tarde será dedicada à cultura, com destaque para os espetáculos dos alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso de São Martinho das Amoreiras e do grupo musical Atar e Pôr ao Fumeiro, assim como a presença de poetas populares do concelho. 


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.