Voltar

Sociedade

Flor do Enxoé pede atualização de apoios à Segurança Social e ajuda à sociedade civil

Sociedade

Flor do Enxoé pede atualização de apoios à Segurança Social e ajuda à sociedade civil

A Associação Flor do Enxoé, de Vale de Vargo no concelho de Serpa, teme pela continuidade da resposta social que dá e, neste contexto, pede atualização nas ajudas do Estado e solidariedade à sociedade civil.

A Flor do Enxoé, revela no comunicado enviado à nossa redação, que é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), criada em 1997, que presta serviço de apoio domiciliário a 40 utentes, 33 em acordo e sete extra acordo, na alimentação, higiene pessoal e habitacional, diligências ao exterior e outros serviços. E que tem 12 trabalhadores.

Para responder a todos os serviços que presta, a Flor do Enxoé recorre à percentagem de apoio que recebe da Segurança Social e às comparticipações familiares, que sublinha serem “muito baixas pois são calculadas com base nas pensões, também elas reduzidas, dos utentes, que foram, na maioria, trabalhadores não qualificados”.

Albertina Capa, presidente da Direção, esclarece que “a percentagem que a instituição recebe da Segurança Social torna-se insuficiente para fazer face a todas as despesas da Flor do Enxoé”. Deixa claro que “não há dívidas na instituição”, mas que “teme pela sua continuidade”, desabafando que “os aumentos na eletricidade são difíceis de suportar” e que “a tudo isto acresce o pagamento de salários a 12 trabalhadores, assim como todos os subsídios a que têm direito”.

Albertina Capa considera que “bastava a Segurança Social chegar às percentagens definidas na Lei". A responsável sublinha que “tem de haver uma mudança no entendimento do Estado Social pois não responde cabalmente às necessidades das instituições de solidariedade social”.


A Flor do Enxoé percebe que “estando sediada num território de população envelhecida seria muito importante esta Associação responder, também, com uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)”. “Esta entidade já fez duas tentativas, apresentou duas candidaturas, ao Programa de Alargamento de Estruturas Residencias para Idosos (PARES) e Plano de Recuperação e Resiliência e não foram consideradas, foram indeferidas”, frisou.

“Criar uma ERPI, em Vale de Vargo, é o sonho que a população desta localidade e que a Flor do Enxoé têm pois há muitos idosos que precisam de procurar esta resposta fora do concelho de Serpa e até do distrito”, afirma a presidente da Direção da IPSS.

“A IPSS Flor do Enxoé tem as contas em dia, mas precisa, igualmente, de ajuda para continuar a ajudar”, assegura Albertina Capa, explicando que a “sociedade civil pode colaborar” e que “a instituição passa recibo, ao abrigo da Lei do Mecenato”.

A Flor do Enxoé deixa a indicação do IBAN: PT50 0035 0765 000139 13030 10.

A Flor do Enxoé diz, ainda, que “está disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários, através do telefone 284 865 348”, de acordo com a presidente da Direção Albertina Capa.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.