Voltar

Saúde

FNAM: "Governo não garante condições para fixar médicos de família no SNS"

Saúde

FNAM: "Governo não garante condições para fixar médicos de família no SNS"

A Federação Nacional dos Médicos, alerta, em comunicado, que o número de vagas preenchidas no concurso nacional para a contratação de médicos de família recém-especialistas, ficou muito aquém do que seria desejável. No Alentejo a taxa de ocupação não chega a 60%.

Segundo os dados recolhidos, a situação é preocupante, particularmente a Sul do país. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, nem metade das 230 vagas foram preenchidas, enquanto no Alentejo, com 26 vagas a concurso, e no algarve, com 28, a taxa de ocupação não atinge os 60%.

João Marques Proença, da Comissão Executiva da FNAM e presidente do Sindicato de Médicos da Zona Sul frisa que, é necessário que se tomem medidas e que o Governo negocie as condições laborais com os médicos, uma vez que não são garantidas condições dignas seja a nível remuneratório, seja a nível de organização das suas funções e dos cuidados primários de saúde. A desmotivação existente entre estes profissionais de saúde é o que coloca em causa a ocupação das vagas.

A FNAM responsabiliza a tutela, que de acordo com comunicado “insiste em não apoiar devidamente o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os seus médicos de família, completamente assoberbados com listas de utentes sobredimensionadas, num contexto em que é necessário conciliar o acompanhamento habitual aos seus utentes com a recuperação da atividade que não se realizou em 2020 e 2021”, e ainda trabalhar na área de rastreio e tratamento de covid-19 e apoiar os centros de vacinação.

Reforça que, “é preciso investir diretamente em condições de trabalho adequadas para os médicos do SNS ou continuaremos a assistir a esta lamentável perda de profissionais, formados no SNS e altamente qualificados.”


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.