Voltar

Saúde

FNAM: “plano outono/inverno cria expetativas impossíveis de cumprir nos cuidados primários de saúde”

Saúde

FNAM: “plano outono/inverno cria expetativas impossíveis de cumprir nos cuidados primários de saúde”


A FNAM -Federação Nacional dos Médicos recorda, em comunicado, o importante papel dos médicos de cuidados primários de saúde durante a pandemia e afirma que num “contexto de listas de utentes sobredimensionadas, carências de recursos humanos, físicos, tecnológicos e financeiros, acrescida da eclosão epidémica da COVID-19, situações de atraso e rutura são inevitáveis.”

E é neste contexto que a FNAM alerta para o facto, de estar a ser “criada a expectativa à população que os centros de saúde têm capacidade de resposta mantida! Que é possível atender todos os telefonemas, responder a todos os e-mails e acorrer a todas as solicitações!”. Acrescenta que são expetativas impossíveis de cumprir porque os médicos de família são insuficientes.

A FNAM diz, ainda, que coloca em cima da mesa propostas que considera obrigatórias para encarar este evento pandémico e o futuro do SNS. Nestas propostas constam, entre outras, a “necessidade urgente de diminuição das listas de utentes”; “A necessidade urgente de contratação dos médicos recém especialistas”; “o estabelecimento de medidas concretas para atrair aqueles que por diversas razões abandonaram o SNS”; “a contratação de médicos para trabalho de vigilância através da plataforma Trace Covid e outro que possa ser assegurado na retaguarda” e “um plano de recuperação da atividade assistencial em atraso.”


PUB
PUB

Concertos

Within Temptation anunciam nova data para Portugal

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.