Voltar

Saúde

“Foi preciso muita pressão para governo discutir grelha salarial”, diz médico Vasco Nogueira

Saúde

“Foi preciso muita pressão para governo discutir grelha salarial”, diz médico Vasco Nogueira

Com tabela salarial incluída, médicos e governo regressam às negociações, numa altura em que a falta de profissionais está a fechar serviços, neste período de verão. Vai avançar, também, o regime de pagamento de horas extraordinárias nas urgências.

A revisão da grelha salarial dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o regime de dedicação plena, a organização do trabalho em serviço de urgência e outros temas relacionados com a valorização destes profissionais estão incluídos nas negociações, assegura o governo.

“Este é um bom ponto de partida, mas foi preciso muita pressão e até mesmo ameaça de greve para a tutela introduzir nas negociações a grelha salarial, esquecida nos últimos anos, quando deveria ter sido sempre uma prioridade”, salienta o médico Vasco Nogueira.

Recorda que a “atratividade de profissionais para o SNS depende de um salário digno”.



Quanto ao pagamento de horas extraordinárias nas urgências, o presidente da República, que já promulgou o diploma, diz ser uma medida que “ajuda e que é justa”. Não deixa, contudo, de frisar que a resposta dos serviços de urgências hospitalares vai exigir “um esforço importante, tal como acontece em todos os verões”.

Este regime permite “obrigar os médicos a fazer muito para além de 150 horas anuais de trabalho suplementar, definidas nas leis do trabalho, deitando por terra todo e qualquer respeito pela sua vida familiar e direito ao repouso e lazer. Impondo-lhes trabalho infinito, sem limites e sem direitos", sublinha a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

O médico Vasco Nogueira subscreve a posição deste Sindicato e afirma que “esta possibilidade abre uma porta que não permite no SNS, tal como noutro trabalho - seja público ou privado -, garantir a estabilidade”.

Explica que este pressuposto “é penoso para os médicos que depois de terem sido sobrecarregados, durante a pandemia, têm de ficar sujeitos a esta questão, que é uma medida tóxica, que desrespeita a mais elementar regra do bem-estar tão necessária à prestação de um serviço de qualidade”.

Sobre o facto, de se estar a assistir ao encerramento de serviços hospitalares durante o verão, tal como aconteceu no passado fim de semana no Hospital de Beja, na urgência e serviço de Ginecologia/Obstetrícia, Vasco Nogueira diz que “não é novidade”. Esclarece que “enquanto as pirâmides etárias no SNS estiverem invertidas por falta de rejuvenescimento de profissionais médicos esta situação não será resolvida. Esta é mais uma matéria que tem estado no esquecimento do governo”.

A Lusa avança, entretanto, que o encerramento de serviços de Ginecologia/Obstetrícia pode voltar a acontecer no próximo fim de semana, 30 e 31 de julho, e que o Hospital de Beja está nesta lista.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.