Voltar

Ambiente

Gabinetes técnicos florestais para combater fogos rurais

Ambiente

Gabinetes técnicos florestais para combater fogos rurais

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja alertou para o “risco acrescido de incêndios devido à seca” e para o facto, dos meios de defesa ainda “não estarem todos acionados”. O Instituto da Conservação da Natureza (ICNF) reuniu, em conjunto com a Agência Integrada de Fogos Rurais (AGIF), 250 elementos que integram os gabinetes técnicos florestais para ajudarem a combater esta situação.

Os Gabinetes Técnicos Florestais (GTF), municipais e intermunicipais, “suportam tecnicamente os municípios na gestão de fogos rurais” e fazem parte do Sistema Integrado de Fogos Rurais, criado em outubro do ano passado e que entrou em vigor no início deste ano.

O novo Sistema Integrado de Fogos Rurais permite intervir a quatro níveis: nacional, regional, sub-regional e municipal.

A liderança dos processos de gestão de fogos rurais fica entregue às comissões de gestão integradas, que têm como missão “coordenar programas e orçamentos para a execução da estratégia definida, assim como articular a atuação no âmbito dos programas de intervenção”.

Ao nível municipal estes programas são construídos pelas comissões municipais de gestão integrada de fogos rurais, que “serão peças técnicas muito objetivas e orientadas para a execução de obra e sua monitorização.” 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.