Voltar

Sociedade

GEOTA distingue Associação Beneficiários do Mira na categoria “más práticas”

Sociedade

GEOTA distingue Associação Beneficiários do Mira na categoria “más práticas”


Já se conhecem vencedores da segunda edição dos prémios Guarda-Rios, promovidos pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), que premeiam as entidades mais e menos amigas dos rios portugueses. Os Beneficiários do Mira foram distinguidos pelas más práticas.

“O aumento da participação do público comparativamente à edição anterior demonstra uma consciência ambiental crescente por parte da população portuguesa, que entende a urgência de proteger os rios portugueses e a sua biodiversidade'', afirma Catarina Miranda, coordenadora do Projeto Rios Livres, do GEOTA.

O prémio Guarda-Rios boas-práticas premeia comportamentos que demonstram preocupações ecológicas na gestão dos rios e o envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade futura, enquanto o prémio Guarda-Rios de luto evidencia práticas danosas aos rios que necessitam de ser alteradas. Foram eleitos pelo público os vencedores do Prémio Guarda-Rios (Boas Práticas) e o Prémio Guarda-Rios de Luto (Más Práticas), havendo uma Menção Honrosa e uma Menção Desonrosa para os segundos mais votados. Em simultâneo, o GEOTA também indicou premiados para as boas e para as más práticas.

Entre os premiados pelo público, o Projeto Lousada conquistou o primeiro lugar para as Boas Práticas, seguido pela Menção Honrosa ao Projeto Peixes Nativos. Os outros nomeados foram o Movimento Viver o Ave, a Câmara Municipal de Loures e a EcoSalix. Já o prémio Guarda-Rios de Luto (Más Práticas) foi atribuído à Associação de Beneficiários do Mira, seguido da Menção Desonrosa à Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Os restantes nomeados para as más práticas foram o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a Fabrióleo e a Câmara Municipal de Coimbra.

A Gala onde serão entregues estes prémios realiza-se no próximo Dia Nacional da Água, a 1 de outubro.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.