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Cultura

Grândola recebe Encontro da Canção de Protesto até domingo

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Grândola recebe Encontro da Canção de Protesto até domingo

A edição deste ano do Encontro da Canção de Protesto (ECP) decorre em Grândola nos dias 16, 17 e 18 deste mês. 

Sessões testemunhais, de cinema documental e canto livre, colóquios, exposições e concertos são propostas para uma realização dedicada à “Canção de Protesto na Ditadura Brasileira e na Era de Bolsonaro, à Canção de Protesto em Portugal no Abraço Europeu e à relação entre Música e Conflito”.

O encontro começa nesta sexta-feira, dia 16, com a abertura da exposição ”Cantigas do Fogo e da Guerra”, produzida pelo Observatório da Canção de Protesto, dedicada à associação entre música e conflito, seguindo-se um concerto intitulado ”A História Musical Ditadura Brasileira”, produzido pelo Instituto Memória Musical Brasileira, especificamente para o Observatório da Canção de Protesto, e um espetáculo musical protagonizado pelo grupo italiano de Combat Folk designado Modena City Ramblers.

O sábado, dia 17, é “dedicado a sessões de testemunho e de cinema documental, terminando com uma sessão canto livre — espetáculo musical anualmente concebido pelo Observatório da Canção de Protesto — em que irão participar Dominique Grange e Jacques Tardi, Maria del Mar Bonet e Borja Penalba, Marina Rossell e Zeca Medeiros com a convidada Filipa Pais.”

No domingo, dia 18, a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola acolhe o colóquio ”Música & Conflito, com as participações de Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira Nery, Salwa Castelo - Branco e Nuno Pacheco, seguindo dois espetáculos sobre esta temática: o primeiro, da Casa da Achada, sobre a crise da habitação; o segundo, de Kateryna Àvdysh, dedicado à interpretação de canções próprias e populares ucranianas.”

O Encontro da Canção de Protesto, com realização anual, resulta da atividade do Observatório da Canção de Protesto — organismo constituído pelo Município de Grândola, entidade promotora, a Associação José Afonso, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, e os institutos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa nomeados Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e Instituto de História Contemporânea (IHC).



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