Voltar

Cultura

Cerimónia do Prémio Literário Joaquim Mestre é dia 12 na Biblioteca de Beja

Cultura

Cerimónia do Prémio Literário Joaquim Mestre é dia 12 na Biblioteca de Beja

A obra “Guadiana”, da autoria de João Céu e Silva, é a vencedora da 3.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre e a cerimónia de atribuição dos prémios realiza-se no próximo sábado, dia 12, na Biblioteca Municipal de Beja.

“Numa edição pautada pela qualidade dos originais a concurso, a obra vencedora, de acordo com o parecer do júri, é um texto sólido e consistente do ponto de vista da escrita e do enredo, com uma trama bem construída, com boa interligação entre os momentos narrativos e com um final surpreendente”, pode ler-se no comunicado enviado à nossa redação.

Este romance tem “uma história que é natural ao Alentejo, explorando uma visão singular do território, uma visão desprendida do fatalismo romântico da região, com a água e o rio no foco da narrativa”. 

O júri atribuiu, ainda, uma menção honrosa ao original “Para lá do sol-posto”, da autoria de António José da Costa Neves.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, no dia 12 deste mês, às 16h00.

Recordamos que este prémio, com uma periodicidade bienal, é instituído pela ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e com o apoio do Município Beja.  



Nota biográfica do vencedor da 3.ª edição:

João Céu e Silva nasceu em Alpiarça em 1959, e viveu no Rio de Janeiro, onde se licenciou em História. Desde 1989 que é jornalista e colaborador do Diário de Notícias, onde exerceu a editoria do Regional, Sociedade, Opinião, adjunto da chefia de redação e grande-repórter. É atualmente o coordenador da Cultura do DN e crítico literário.

Recebeu em 2021 o Prémio Carreira de Jornalismo do festival literário Escritaria (C M de Penafiel).

Em 2013, recebeu o Prémio Literário Alves Redol (CM de Vila Franca de Xira), com o romance A Sereia Muçulmana.

Obras publicadas:

Obras de investigação histórica: Álvaro Cunhal e as Mulheres que Tomaram Partido; 1961 - O Ano que Mudou Portugal; 1975 - O Ano do Furacão Revolucionário; Fátima- A Profecia Que Assusta o Vaticano; Uma longa viagem com Manuel Alegre; Uma longa viagem com António Lobo Antunes; Uma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente ;Uma Longa Viagem com José Saramago; Uma Longa Viagem com Miguel Torga; Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal.

Obras de ficção: 28 Dias em Agosto; A Hora da Ilusão; A Sereia Muçulmana; Adeus África – A História do Soldado Esquecido; A Segunda Vida de Fernando Pessoa; Adeus Casa Branca.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.