Voltar

Economia

Habitação: Governo reúne-se com sindicatos e setor sobre atualização das rendas

Economia

Habitação: Governo reúne-se com sindicatos e setor sobre atualização das rendas

O Governo anunciou que vai ouvir as duas centrais sindicais, bem como associações de inquilinos, proprietários e consumidores sobre a atualização das rendas para 2024 e as regras para os contratos anteriores a 1990.

Em comunicado, o Ministério da Habitação adianta que as reuniões com as associações de inquilinos e de proprietários, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGTP) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) estão marcadas para esta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22.

“O Governo quer ouvir os vários intervenientes no setor para ponderar os efeitos que a inflação estimada para o próximo ano terá no mercado de arrendamento”, refere o Ministério.

Segundo os números da inflação de agosto divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor das rendas poderá aumentar 6,94 por cento em 2024, caso o Governo não estabeleça um limite às atualizações, como fez este ano.

Além do impacto da atualização do valor das rendas, estará também na agenda do encontro entre ministério e sindicatos e representantes do setor o modelo dos limites da compensação a atribuir aos senhorios e da renda a fixar para os arrendatários a partir de 2024, na sequência da medida que consta do programa Mais Habitação sobre a não transição dos contratos de arrendamento celebrados antes de 1990 para o NRAU (Novo Regime do Arrendamento Urbano).

A plataforma cívica “Casa para Viver, Planeta para Habitar” avançou, entretanto, que está a organizar uma manifestação para o dia 30 deste mês de setembro para exigir ao Governo medidas concretas que respondam à crise habitacional.



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.