Voltar

Saúde

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Coração

Saúde

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Coração


A 29 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Coração e este ano pretende-se alertar para o contributo que os meios digitais podem ter na prevenção das doenças cardiovasculares e na promoção de hábitos de vida saudáveis. A Drª Maria José Duarte, diretora do serviço de cardiologia da ULSBA, deixa alguns conselhos no âmbito desta data.

À conversa com a Rádio Voz da Planície, a cardiologista Maria José Duarte, sublinha que, os doentes cardiovasculares pertencem ao principal grupo de mortalidade e incapacidade. São doenças possíveis de prevenir como por exemplo, ao modificar alguns aspetos do nosso comportamento e estilo de vida, estando atento aos fatores de risco das doenças cardiovasculares, como a hipertensão, tabagismo, e entre outros, hábitos de vida sedentários.

Relembra ainda que, a população deve ter conhecimento sobre a sua situação de saúde, tentar perceber se sofre de diabetes, colesterol alto, e outros fatores de risco, de modo a  controlar e prevenir da melhor forma, a saúde do seu coração. Termina dizendo que, “é tão importante prevenir tudo isto como foi importante adotar medidas de prevenção na pandemia”, e saber o impacto que as medidas podem ter.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, “a nível mundial estima-se que cerca de 520 milhões sofram de doenças cardiovasculares, continuando a ser a principal causa de morte em todo o mundo.” Têm sido afetados pelo isolamento, considerando que são doentes que se inserem no grupo de risco para a covid-19. As ferramentas digitais surgem assim como um combate ao isolamento, mas também como uma fonte de informação, apoio e motivação para cuidar do coração.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia encontra-se a promover a “Quinzena do Coração”, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de setembro, com a criação da plataforma digital “Liga-te com o Coração”, onde serão disponibilizados, até dia 8 de outubro, conteúdos dirigidos a toda a população, abrangendo várias temáticas, como a alimentação, exercício físico, stress, sexualidade, e entre outras, as doenças cardiovasculares nas mulheres. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.