Voltar

Saúde

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Diabetes

Saúde

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Diabetes


Hoje celebra-se o Dia Mundial da Diabetes. Nesta data contextualizamos a problemática da diabetes no Mundo, no país e na área de abrangência da ULSBA, falamos sobre os sintomas que lhe estão associados e focamos atenções na questão da prevenção, fundamental para evitar a diabetes tipo 2.

Há milhões de adultos com diabetes no Mundo e Portugal é um dos países com mais prevalência entre os 20 e os 79 anos de idade, revela o enfermeiro José Dores que integra a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULSBA. Na área de abrangência da ULSBA, a diabetes tem 10 a 11% de prevalência, fazendo desta uma das regiões do país com mais incidência refere, também, José Dores. Acrescenta que os fatores que mais contribuem para esta situação são o envelhecimento da população, o sedentarismo e a diminuição de atividade física.

O enfermeiro José Dores recorda, igualmente, o que é a diabetes, frisando tratar-se de uma doença crónica e identifica o que são diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.

O melhor é não chegar a ter diabetes, afirma José Dores, deixando claro que a diabetes tipo 2 pode ser previna e o que se pode fazer para a evitar.

Seis em cada 10 portugueses (61%) mudaram os seus hábitos alimentares durante a pandemia de Covid-19, o que pode aumentar o seu risco de diabetes, segundo um inquérito realizado pelo YouGov, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra hoje.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.