Voltar

Sociedade

Hoje é o Dia Internacional do Estudante

Sociedade

Hoje é o Dia Internacional do Estudante


A 17 de novembro assinala-se o Dia Internacional do Estudante, estabelecido em Londres, no ano de 1941, pela atual União Internacional de Estudantes, como forma de celebração multicultural dos seus estudantes internacionais e de modo a enaltecer a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade. Para assinalar a data ouvimos duas estudantes, a estudar em Portugal e em regime de Erasmus, para conhecer as suas diferentes perspetivas. 

Raquel Rebelo, 20 anos, natural de Almodôvar, estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve, encontra-se em Málaga a realizar um semestre em regime Erasmus +. Conta-nos como é ser estudante nos dias de hoje, revelando algumas das suas preocupações e como foi estudar durante a pandemia. 

Como estudante em território espanhol, quisemos saber como tem sido o seu processo de integração, considerando também que este Dia Internacional do Estudante celebra a multiculturalidade. 

Conversámos também com Catarina Lopes, 24 anos, natural de Albufeira, a terminar o mestrado em Comunicação Estratégica, Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior. Vive a mais de 400km de casa e encontrou na Covilhã um novo lar, apesar da distância que se obriga a conduzir quando visita a família. Sublinha que não foi fácil, no início da pandemia, adaptar-se à mudança do ensino presencial para on-line e refere algumas dificuldades que os estudantes enfrentam.

Quisemos entender também como tem sido a sua integração na Universidade da Beira Interior e Catarina revela que foi complicado criar ligações no início devido à distância de segurança que as pessoas mantinham em consequência da situação pandémica.


Acima partilhamos um vídeo de estudantes portugueses, de 1992, em plena manifestação contra as propinas e Prova Geral de Acesso, recordando que é aos movimentos estudantis que se devem várias transformações na sociedade. Em Portugal assinala-se igualmente o Dia Nacional do Estudante, a 14 de março. 


Vídeo: Trailer do documentário produzido por Nuno Fonseca integrado no ciclo de «Conversas sobre o Movimento Estudantil em Coimbra»

Foto: Diário de Notícias


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.