Voltar

Sociedade

I Conferência "Imigração no Baixo Alentejo: Caminhos para uma CA(u)SA comum", da Cáritas de Beja

Sociedade

I Conferência "Imigração no Baixo Alentejo: Caminhos para uma CA(u)SA comum", da Cáritas de Beja

Foto: Cáritas Diocesana de Beja

A Cáritas Diocesana de Beja realiza hoje, dia 26 de novembro, no auditório 1, do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a 1.ª Conferência Imigração no Baixo Alentejo - Caminhos para uma CA(u)SA comum. A iniciativa dedica, a esta temática, uma manhã e uma tarde, com diversos convidados, em que o objetivo é encontrar caminhos, soluções, para esta matéria, que tem como base acolher quem procura o território, bem como integrar.

No período da manhã, a conferência, que começa às 09h00, com as boas vindas do Bispo de Beja e da presidente do Instituto Politécnico (IPBeja), reserva, ainda, para as 10h00, a exibição do vídeo de apresentação do Claim e para as 10h15, Mala de Viagem: testemunhos de vida - Vidas que cruzam fronteiras: encontros de fé e de esperança, com o Bispo de Beja, D. Fernando de Paiva.

Ainda no período da manhã, há conversa sobre Migrações e o Impacto nos Territórios de Baixa Densidade: o caso do Alentejo, com Sónia Pereira, que vai falar sobre o desafio da diversidade em contexto laboral, com Rui Marques para analisar o desafio de "despir" os preconceitos e "vestir" a inclusão e Mário Ribeiro, que propõe uma reflexão sobre o desafio do olhar: as pessoas por detrás dos números no Alentejo.

Depois do almoço, há para ver, às 14h30, a performance Chamadarte, e a partir das 14h45, uma conversa sobre Boas Práticas: Alentejo, um território para todos!, com José Guerra, que revela boas práticas municipais na integração de migrantes: experiências de Ferreira do Alentejo, Clemente Tsamba para revelar o que é a Associação Chamadarte e como se integra pela cultura, David Simão que esclarece qual é o impacto da imigração para o setor empresarial e Márcia Carvalho que explica o que é comunicar para incluir.

A sessão de encerramento é às 16h30 com Teresa Tavares, a nova presidente da Cáritas Diocesana de Beja.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrante – Cáritas Diocesana de Beja, é um projeto apoiado pelo Programa FAMI 2030 e pela União Europeia.

Comente esta notícia

Leia também...


18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Bandidos do Cante e António Zambujo anunciam a "Primavera"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.