Voltar

Agricultura

ICNF e CIBIO/InBIO salvam 15 ninhos de águia-caçadeira

Agricultura

ICNF e CIBIO/InBIO salvam 15 ninhos de águia-caçadeira

O ICNF através da Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, está a levar a cabo uma campanha de salvamento da águia-caçadeira em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/InBIO), da Universidade do Porto. Foram colocadas proteções em torno de 15 ninhos e foram anilhadas 9 crias.

Durante o mês de junho, foram contactados 26 agricultores da ZPE de Castro Verde, com o intuito de conseguir conciliar o corte de searas com a proteção dos ninhos de águia-caçadeira. Deste modo, foi possível identificar a localização de ninhos, marcação e monitorização de crias e instalar proteções anti predadores.

Os ninhos, segundo o ICNF, estão a ser detetados em culturas de cereais, como a aveia, o trigo e a cevada, e foram acompanhadas 12 ceifas, onde se encontraram 15 ninhos. A maioria dos ninhos ainda se encontra com ovos, pelo que só foram anilhadas 9 crias, colocando-se as respetivas proteções à volta dos ninhos,

A águia-caçadeira tem um estatuto de ameaça “em perigo” de extinção em Portugal e tem registado um declínio continuado no território nacional. A espécie distribui-se maioritariamente nas planícies alentejanas, frequentam terrenos abertos com poucas árvores, nomeadamente áreas de culturas de sequeiro, pastagens ou pousios. Os ninhos por norma encontram-se nas searas, no meio de vegetação alta.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.