Voltar

Ambiente

Identificadas centenas de espécies aquáticas invasoras estabelecidas na Península Ibérica

Ambiente

Identificadas centenas de espécies aquáticas invasoras estabelecidas na Península Ibérica

De acordo com documentos agora publicados, existem 126 espécies exóticas invasoras já estabelecidas nos sistemas aquáticos da Península Ibérica e outras 89 em alto risco. Os investigadores pretendem que os dados agora divulgados sirvam de ferramenta para os decisores com responsabilidades nestas matérias.

O projeto Life Invasaqua, que conta com a participação de 49 cientistas portugueses e espanhóis, identificou 126 espécies exóticas invasoras já estabelecidas nos sistemas aquáticos da Península Ibérica (uma “lista negra” das quais, 24 são particularmente importantes) e outras 89 em alto risco.

Pedro Anastácio, professor da Universidade de Évora, investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, entidade parceira deste projeto, em declarações à Voz da Planície, explica que no Alentejo já foram detetadas algumas destas espécies invasoras.

A publicação científica e o relatório agora publicados procuram ajudar as administrações responsáveis na gestão destas espécies, a fim de concentrar esforços nas que já estão presentes no nosso território, bem como de reduzir o risco de novas invasões, o que constituiria uma ameaça para os ecossistemas, a economia e/ou a saúde humana.

Entre as espécies exóticas invasoras incluídas na lista negra estão o jacinto-de-água, o feto-de-água, o caranguejo-vermelho-americano, o mexilhão-zebra e o verme-australiano. Os vertebrados são os mais numerosos desta lista, destacando-se espécies como a carpa, a gambúsia e o peixe-gato como as mais prejudiciais e difíceis de gerir.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.