Voltar

Cultura

"A escrita da história de Beja" de Marta Páscoa é revelada na Biblioteca de Beja, nesta sexta-feira

Cultura

"A escrita da história de Beja" de Marta Páscoa é revelada na Biblioteca de Beja, nesta sexta-feira

O livro "A escrita da história de Beja: os manuscritos de Frei Francisco de Oliveira", de Marta Páscoa, é apresentado esta noite, às 21h00, na Biblioteca Municipal da cidade, no âmbito da iniciativa "Conversas com B de Beja". O editor Fernando Mão de Ferro participa nesta sessão.

"A partir de diversos manuscritos que se encontram em arquivos e bibliotecas de Beja e Évora e utilizando profusamente um manancial de cartas inéditas, a autora tenta traçar, neste livro, as características de um «antiquário» do século XVIII – a pessoa que estudava as «antiguidades» da sua terra e que pretendia publicar a História da mesma – Beja. Conseguimos compreender a personalidade do indivíduo, a sua teia de relacionamentos e os resultados práticos da mesma. Ao mesmo tempo, analisa-se que tipo de história local foi produzida. Para isso, transcreve em anexo a parte mais importante dos seus manuscritos, que será importante como contributo para a História de Beja mas também para a Arqueologia do Sul do País, dado o vasto conjunto de vestígios arqueológicos mencionados ou copiados", é divulgado pela Biblioteca de Beja.

"Marta Páscoa é natural de Beja. É mestre em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. É pós-graduada em Ciências Documentais, variante Arquivo, pela mesma Faculdade. Desenvolveu vários trabalhos de investigação sobre a história da cidade de Beja, principalmente a partir de antigas «memórias» existente no Arquivo Municipal. O seu percurso combina a investigação com o trabalho e a formação na área de Arquivo, que já desenvolveu em diversas instituições e diversos países. É a Arquivista da Fundação da Casa de Bragança."

 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.