Voltar

Sociedade

Hivework social promove empregabilidade no Baixo Alentejo

Sociedade

Hivework social promove empregabilidade no Baixo Alentejo

A IISBA quer criar um “ecossistema de empreendedorismo social de base local”. Trata-se da metodologia hivework social, apresentada, esta semana, no concelho de Ferreira, mas que a Incubadora pretende disseminar no território do Baixo Alentejo.

"A metodologia hivework social pretende a promoção do autoemprego e empregabilidade, através da criação de um ecossistema de empreendedorismo social de base local, participativo, com ênfase na criação de produtos artesanais de elevado valor distintivo e de valorização dos produtos endógenos”, explica a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA).

A IISBA está a fazer a apresentação desta metodologia, explicando as suas vantagens e possibilidades, e já fez este trabalho, recentemente, no concelho de Ferreira do Alentejo. Nesta abordagem local, onde participaram da Incubadora João Cascalheira e Juvenália Salgado, foi possível juntar, no auditório da Biblioteca Municipal da sede de concelho, a Associação de Desenvolvimento Terras de Regadio (ADTR), o CLDS 4G “Ferreira mais Futuro”, o projeto “Saudavelmente Rural” e o “C3o handmade”.

Nesta sessão, em Ferreira do Alentejo, foi demonstrada “a importância do empreendedorismo, da gestão colaborativa, da criação e desenvolvimento de negócios locais, bem como a importância dos produtos artesanais e da possibilidade do «velho e tradicional» passar a «novo e moderno»".

O hivework tem como propósito “promover e apoiar o empreendedorismo de base local e participativo, integrar pessoas em situação de desemprego e de estimular a ligação significativa de projetos de empreendedorismo, que se criem ou estejam a decorrer, a agentes económicos, sociais e institucionais locais, intervenientes em processos de desenvolvimento local”.

Uma metodologia que a IISBA pretende dar a conhecer e ver surgir dela respostas em todo o Baixo Alentejo, o território onde intervém.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.