Voltar

Cultura

Instalação artística luso-norueguesa inaugurada na Mina de São Domingos

Cultura

Instalação artística luso-norueguesa inaugurada na Mina de São Domingos

A instalação de arte de rua intitulada “I Was Here, I`ll Be Here” (“Estive aqui, Estarei aqui”), dos artistas Pobel e Tamara Alves, é inaugurada hoje, sábado, 2, às 18h00, na Mina de São Domingos.

O projeto resulta do diálogo entre dois artistas – uma portuguesa e um norueguês – e entre a cidade mineira de Roros, na Noruega, e a Mina de S. Domingos, no concelho de Mértola. 

Os dois artistas fizeram uma residência artística na cidade de Roros, antigo local de exploração mineira reinventado como museu, seguindo depois para Mértola, onde, “num clima diferente, se partilhou uma herança comum: a exploração mineira numa região isolada e com poucos recursos alternativos”. 

Na Mina, os artistas criaram instalações no espaço público, que refletem essa experiência e que dão vida aos espaços que ocupam.

No quadro do projeto Malacate, haverá em julho e agosto visitas ao património histórico e artístico da Mina, num programa denominado “A céu aberto – Passeios guiados”. As primeiras visitas realizam-se hoje e amanhã, 2 e 3, entre as 8:00 e as 9:30, guiadas pelo arqueólogo Manuel Passinhas.

Malacate é um projeto de intervenção artística na Mina que, entre janeiro de 2022 e junho de 2023, convida a população a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros e a criar obras de arte, da dança à arte pública, do teatro às artes plásticas. 

O projeto é uma cooperação transnacional entre a Companhia Cepa Torta, o Município de Mértola, a Roros kommune (Noruega) e a artista plástica norueguesa Lise Wulff. 


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.