Voltar

Agricultura

Herbologia é tema de simpósio nacional, no Instituto Politécnico de Beja

Agricultura

Herbologia é tema de simpósio nacional, no Instituto Politécnico de Beja

Foto: Luís Pedro Rosário

O "IV Simpósio Nacional de Herbologia" e o "XIX Congreso de la Sociedad Española de Malherbologia (SEMh)" têm lugar no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) a partir de hoje e até sexta-feira, dia 19. Os eventos são organizados pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), IPBeja, Instituto Superior de Agronomia (ISA), Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias (SCAP) e a Sociedad Española de Malherbologia (SEMh).

Sob o lema "Renaturalização da Agricultura”, o congresso centra-se nos objetivos da União Europeia para a agricultura até 2050, com destaque para a agroecologia. A diminuição da biodiversidade, as alterações climáticas e a pressão sobre os rendimentos dos agricultores são alguns dos exemplos.

O simpósio conta com 70 comunicações técnico-científicas, onde são abordados os estudos relacionados com o setor agrícola, bem como outros, "graças ao trabalho desenvolvido por um alargado número de equipas de investigadores e técnicos, sobretudo espanhóis, portugueses e italianos. Este evento científico promove também a participação de jovens investigadores, estudantes em formação avançada e associações de agricultores, permitindo conhecer os problemas atuais e os avanços na sua resolução ou mitigação", refere o IPBeja em comunicado enviado às redações.

A primeira sessão centra-se na temática “às Estratégias eco-innovadoras e Serviços Ecosistémicos”. Paolo Barbéri, professor catedrático da Universidade de Pisa é o orador convidado. A segunda palestra é conduzida por José Manuel Peña, investigador no Conselho Superior de Investigação Científica de Madrid e é dedicada à gestão de infestantes em agricultura de precisão; A terceira sessão temática realiza-se no dia 18 e tem como tema “ao controlo químico e à resistência aos herbicidas”.

O orador é António Marques Mexia, professor catedrático da Universidade de Lisboa. A quarta e última sessão tem lugar no dia 19. Nesta palestra são discutidos vários assuntos relacionados com as áreas da biologia e da agroecologia de infestantes. José Luis Andujar, investigador principal no Instituto de Agricultura Sostenible de Córdoba, professor convidado na Universidade de Buenos Aires e membro Honorário da “Weed Science Society of America” é o orador desta palestra.

Nas quatro sessões são apresentados os trabalhos de investigação na área da herbologia, que engloba diversas culturas agrícolas (arvenses, vinha, arroz, olival) em sistemas agroflorestais.


PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Concertos

Taylor Swift aterrou no aeroporto em Beja

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.