Voltar

Cultura

Lançamento de "Relatório circunstanciado de uma vida a dois" na Biblioteca de Beja

Cultura

Lançamento de "Relatório circunstanciado de uma vida a dois" na Biblioteca de Beja

A Biblioteca Municipal de Beja recebe, hoje, às 19.00 horas, o lançamento do livro: "Relatório circunstanciado de uma vida a dois" de Manuela Barros Ferreira.“ A conversa sobre o livro é com Ana Paula Amendoeira”, diretora Regional de Cultura do Alentejo.

O acesso a esta iniciativa é feito mediante apresentação de certificado digital Covid ou teste certificado, realizado nas últimas 48h.

O livro fala sobre “as memórias de vida partilhada com Cláudio Torres e que começa em 1959, atravessa o tempo de luta política, de prisão, de exílio para lá da Cortina de Ferro, de regresso ao Ocidente, de reencontro à Liberdade e à descoberta do país profundo e do seu passado. Sessenta anos de vida partilhada enlaçados num aro luminoso, reflexo dos sonhos, alguns deles efémeros como borboletas, mas tão fortes que ainda hoje os guiam e iluminam.”

 

Sobre a autora:

Manuela Barros Ferreira  nasceu em Braga a 8 de Setembro de 1938. Viveu com os pais em diversas cidades do país até ir para a Escola de Belas Artes do Porto a fim de frequentar o curso de Arquitectura (dois anos) e de Pintura (outros dois). Presa pela PIDE juntamente com Cláudio Torres, com ele casou e ambos se exilaram em 1961, primeiro em Marrocos e depois na Roménia. Em Bucareste formou-se em Filologia Românica. Regressou a Portugal em 1973, tendo sido novamente presa à sua chegada ao aeroporto de Lisboa. Doutorou-se em 1987. Como investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, realizou inquéritos dialectais em todo o país e participou nos volumes já publicados do Atlas Linguarum Europae (ALE) e Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores (ALEA). Publicou trabalhos sobre os dialectos portugueses e dirigiu a Convenção Ortográfica da língua mirandesa. Aposentada em 2003, passou a colaborar com o Campo Arqueológico de Mértola até 2015. Começou a publicar literatura de ficção em 2003.

Foi sucessivamente tratada por Manuela Ferreira (na escola), Manuela Alexandra (no Porto), Teresa Ramos (na Roménia), Manuela Barros (em Lisboa) e Manuela Barros Ferreira (nos escritos).

 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.