Voltar

Saúde

Legislativas 2022: voto de confinados recomendado das 18h00 às 19h00. DGS proíbe máscaras comunitárias

Saúde

Legislativas 2022: voto de confinados recomendado das 18h00 às 19h00. DGS proíbe máscaras comunitárias

Hoje os portugueses escolhem os seus representantes no Parlamento para a próxima legislatura. Como neste ato eleitoral podem exercer o seu direito os eleitores confinados, o Governo recomenda que os mesmos o façam das 18h00 às 19h00. A Direção Geral da Saúde (DHS) proíbe as máscaras comunitárias. As urnas fecham às 19h00.

Não há recomendações para que as autarquias criem circuitos alternativos nos locais de voto para confinados. É pedido, contudo, que sejam respeitadas as regras de distanciamento, uso de máscara e que não se esqueçam de levar caneta própria.

A DGS também emitiu um parecer técnico sobre as precauções que devem ser tomadas hoje, dia de eleições legislativas. Neste documento é referido que os cidadãos devem utilizar máscaras cirúrgicas ou FFP2, ou seja "não podem ser utilizadas máscaras comunitárias."

As autarquias, por sua vez, são obrigadas, de acordo também com este parecer da DGS, a distribuir equipamentos de proteção a quem for votar sem máscara. Quem está nas mesas de voto tem de utilizar, igualmente, máscara cirúrgica ou FFP2 certificada e reutilizável, que deve ser trocada a cada quatro horas, deve ter uma bata com abertura atrás, de uso único e impermeável, manga comprida, punhos bem ajustados e que cubra toda a roupa.

A DGS recomenda, ainda, que os eleitores em isolamento se desloquem para votar a pé ou em transporte próprio, evitando os transportes públicos.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.