Voltar

Ambiente

Situação do lince ibérico melhora. Passou de "em perigo" para "vulnerável"

Ambiente

Situação do lince ibérico melhora. Passou de "em perigo" para "vulnerável"

Foto: CIMBAL

O estado de conservação do lince ibérico melhorou na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Esta espécie passou de "em perigo" para "vulnerável".

"A população passou de 62 indivíduos adultos, em 2001, para 648, em 2022. Hoje em dia, a população total, incluindo linces juvenis e adultos, ronda mais de 2000 exemplares. Os esforços de conservação desta espécie-chave concentraram-se em aumentar a abundância da sua presa, o coelho-europeu, atualmente Em Perigo, proteger e restaurar o habitat das matas e florestas mediterrânicas e reduzir as mortes causadas pela atividade humana. A expansão da diversidade genética da espécie através do programa de reprodução tem sido fundamental para aumentar o número de indivíduos. Desde 2010, foram reintroduzidos mais de 400 linces ibéricos em partes de Portugal e Espanha. O lince ibérico ocupa agora pelo menos 3320 km², um aumento em relação aos 449 km² de 2005.

No entanto, o lince ibérico permanece ameaçado, principalmente devido a potenciais flutuações das populações de coelho-europeu se houver novos surtos de vírus. O lince ibérico também é suscetível a doenças provenientes de gatos domésticos. A caça furtiva e as mortes nas estradas continuam a ser ameaças, particularmente onde estradas de alto tráfego atravessam o habitat do lince. As alterações do habitat relacionadas com as alterações climáticas são uma ameaça crescente", pode ler-se no Site da Lista Vermelha da UICN. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.