Voltar

Atualidade

Mais chuva e vento para as próximas duas semanas

Atualidade

Mais chuva e vento para as próximas duas semanas

Foto: TiagoPetinga/Lusa

O IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Beja entre este domingo e segunda-feira, devido à chuva, por vezes forte, podendo ser de granizo, acompanhada de trovoada e vento com rajadas que podem chegar aos 80 km/h.

A depressão Kristin afetou o continente na passada semana e no Baixo Alentejo ocorreram mais de 100 situações, como quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas, inundações, derrocadas em habitações e deslizamento de terras.

No total, causou cinco mortos, vários feridos e desalojados, de acordo com os dados da Proteção Civil. A Câmara Municipal de Marinha Grande comunicou também uma vitima mortal no concelho, mas tal não se veio a confirmar.

Houve paragens em serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

As barragens de Alqueva e Pedrogão fizeram descargas controladas até ao final da tarde de sexta-feira, para descer a cota de armazenamento, que superava o nível máximo. Estas descargas provocaram uma subida acentuada do leito do Guadiana, que inundou zonas ribeirinhas, não tendo, no entanto, havido registo de ocorrências. De acordo com a EDIA, pode ser necessário voltar a fazer mais descargas, se a precipitação voltar novamente a encher as duas barragens, para níveis acima da cota máxima de armazenamento.


PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

António Zambujo lança “Oração ao Tempo” com Caetano Veloso

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.